Reunião em São Paulo do Grupo de Assessoria e Pesquisa sobre o Ensino Religioso

ensinoreligiosospO Grupo de Assessoria e Pesquisa sobre o Ensino Religioso (GRAPER) reuniu-se, entre os dias 16 e 18 de março, na Casa Provincial La Salle, em São Paulo (SP), juntamente com dom Tarcísio Scaramussa, bispo de referência do Ensino Religioso da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e a assessora da CNBB, professora Anísia de Paulo Figueiredo.

O encontro teve como objetivo situar e analisar as atividades do Grupo no 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral (2012-2015) com atenção especial às tarefas possíveis em 2012, à elaboração de subsídios em vista da reflexão, atualização e aprofundamento de educadores em Ensino Religioso, e atualização da Biblioteca Virtual do Ensino Religioso no site da CNBB.

Houve uma importante reflexão de dom Tarcísio, situando o GRAPER, no contexto atual do Ensino Religioso na CNBB e no Brasil. A assessora da CNBB, Anísia de Paulo Figueiredo, apresentou uma visão panorâmica da realidade do Ensino Religioso no Brasil, incluindo uma análise de conjuntura sobre a reforma educacional no Brasil, abrindo as possibilidades de atuação do Setor, através da contribuição desse Grupo, levando em conta as oportunidades oferecidas pela celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II.

O padre Abimar de Moraes e o professor Paulo Agostinho refletiram sobre Fundamentos recolhidos dos Documentos do Concílio Vaticano II e sua relação com o Ensino Religioso e a Educação em geral em vista da elaboração de subsídios. A irmã Lurdes Caron, a partir da perspectiva pedagógica, fez apresentação dos documentos da Igreja, de modo especial da CNBB, que tratam do ER. A professora Ângela Holanda apresentou e analisou a Legislação de Ensino em vigor e suas implicações no Ensino. Os demais membros do Grupo participaram de forma virtual da reunião. O encontro proporcionou também importante momento de espiritualidade e troca de experiências em equipe.