Setor Universidades da CNBB inicia articulação no Regional Nordeste 1

O estado conta com 54 Instituições de Ensino Superior e mais de 140 mil universitários

Universitários do regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram do primeiro encontro de articulação do Setor Universidades. O encontro com o assessor do Setor Universidades, padre Danilo Pinto, foi desenvolvido em três momentos, duas reuniões com os coordenadores diocesanos de Pastoral Universitária e de movimentos eclesiais presentes no Ensino Superior do estado, em Quixadá e em Fortaleza, uma formação com os seminaristas de três dioceses e uma série de reuniões no Centro Universitário Católica de Quixadá.

A reunião com as lideranças regionais teve a finalidade de articular a ação evangelizadora no ambiente universitário do estado, que conta com 54 Instituições de Ensino Superior e mais de 140 mil universitários apenas na região metropolitana de Fortaleza. 

Os participantes saíram com três propósitos: estudar a realidade do Ensino Superior no estado do Ceará, sensibilizar o episcopado regional sobre a importância da Pastoral Universitária e preparar o encontro de formação e articulação do regional no segundo semestre.    

Aos seminaristas das dioceses de Crato, Quixadá e Cajazeiras na Paraíba, padre Danilo Pinto apresentou os Organismos do Povo de Deus, o projeto do Setor Universidades para o quadriênio (2015- 2019) e falou sobre "a presença do seminarista na universidade e a sua contribuição para a ação evangelizadora”. 

Para o assessor do Setor Universidades, “este foi o primeiro encontro regional com seminaristas. A finalidade é despertar o candidato ao sacerdócio para a ação evangelizadora no ambiente universitário, uma vez que o seminarista passa boa parte do seu dia e tempo de formação na universidade”.

Num terceiro momento, houve uma série de reuniões no Centro Universitário Católico de Quixadá. Na oportunidade foi discutida a identidade da presença da Igreja no ambiente universitário, com o grupo da Pastoral Universitária; foi reunido o Grupo de Estudo e Pesquisa em "Justiça ambiental, a partir de Laudato Si" para apresentação do projeto e possibilidades de desenvolvimento, e foi iniciada uma parceria entre o Centro Universitário e a Revista CNBB em Ação, para o ano de 2018. O encontro com os universitários ocorreu entre 28 de março e 01 de abril.

Com informações e fotos do Setor Universidades.