CNBB emite saudação a dom Francisco Carlos Bach

CNBB agradeceu pelo trabalho em São José dos Pinhais e enviou o abraço fraterno e preces

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou nesta quarta-feira, dom Francisco Carlos Bach, nomeado pelo papa Francisco para a vacante diocese de Joinville (SC). No texto, a entidade une-se às comunidades diocesanas para acolher o novo bispo e deseja "que seu trabalho seja longo e abençoado".

Leia na íntegra:

 

Saudação da CNBB ao Bispo de Joinville

 

Brasília, 19 de abril de 2017

 

Prezado Irmão, Francisco Carlos Bach.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como bispo da Diocese de Joinville (SC). Ocasião essa que nos possibilita agradecer, uma vez mais, a atenção do Papa Francisco para com a Igreja no Brasil.

Desde o falecimento de dom Irineu Roque Scherer, as comunidades de Joinville aguardam a chegada do seu sucessor. Nos unimos a todos para acolher o senhor e desejamos que seu trabalho seja longo e abençoado.

Saudamos sua nomeação com uma palavra do Papa Francisco à Congregação para os bispos, em fevereiro de 2014: “O Bispo é antes de tudo um mártir do Ressuscitado. Não uma testemunha isolada mas juntamente com a Igreja. A sua vida e o seu ministério devem tornar credível a Ressurreição. Unindo-se a Cristo na cruz da verdadeira entrega de si, faz jorrar para a própria Igreja a vida que não morre. A coragem de morrer, a generosidade de oferecer a própria vida e de se consumir pelo rebanho estão inscritos no ‘dna’ do episcopado. A renúncia e o sacrifício são conaturais com a missão episcopal. E desejo frisar isto: a renúncia e o sacrifício são congénitos à missão episcopal. O episcopado não é para si mas para a Igreja, para a grei, sobretudo para aqueles que segundo o mundo são descartáveis”.

Recordamos seu belo lema episcopal “In manus tuas" – “Nas Suas Mãos” (Lc 24,47) para renovar a confiança em seu pastoreio, agradecemos seu trabalho em São José dos Pinhais e enviamos o nosso abraço fraterno e nossas preces.

 

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB