Saudação da CNBB ao Bispo de Imperatriz

Dom Vilsom Basso estava em Caxias do Maranhão (MA) desde 2010

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, assinou saudação ao novo bispo de Imperatriz (MA), dom Vilsom Basso, que é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Na mensagem, é manifestada a gratidão da entidade ao papa Francisco pelo cuidado permanente com a Igreja no Brasil "enviando pastores para nossas comunidades". 

Leia o texto na íntegra:

 

Saudação da CNBB ao Bispo de Imperatriz

Brasília, 19 de abril de 2017

 

Prezado Irmão, Dom Vilsom Basso.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como bispo da Diocese de Imperatriz (MA). Manifestamos a nossa gratidão ao Papa Francisco pelo cuidado permanente com a Igreja no Brasil enviando pastores para nossas comunidades.

O povo dessa diocese espera por seu novo pastor desde a transferência de dom Gilberto Pastana de Oliveira para a Diocese do Crato (CE), em maio de 2016.

Desejamos que seu trabalho junto a esse povo seja pleno de frutos. Saudamos sua nomeação com uma palavra do Papa Francisco a um tema que lhe é muito caro: os jovens. O Santo Padre escreveu uma carta aos jovens no início deste ano na qual constata que “Um mundo melhor se constrói também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre. Também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores. São Bento recomendava aos abades que, antes de cada decisão importante, consultassem também os jovens porque ‘muitas vezes é exatamente ao mais jovem que o Senhor revela a melhor solução’ (Regra de São Bento III, 3)”.

Agradecemos pelo trabalho realizado desde 2010 na diocese de Caxias do Maranhão (MA), lembramos seu lema episcopal que nos inspira a todos: “Ecce venio, Domine” – “Eis-me aqui, Senhor” e enviamos o nosso abraço.

 

Em Cristo,

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB