Diocese de São José dos Campos aprova Plano de Evangelização e Pastoral

Plano foi aprovado por bispo diocesano em Assembleia

O bispo de São José dos Campos, dom Cesar Teixeira, acompanhado da Equipe de Coordenação Pastoral (ECOP) apresentou ao clero, religiosas, seminaristas e lideranças leigas o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP). A assembleia aconteceu na Faculdade Católica de São José dos Campos, no dia 18 de março. 

O encontro foi iniciado com a Oração de Laudes diante do Santíssimo Sacramento exposto. Ao final, dom Cesar deu a bênção e fez uma breve contextualização história em torno das assembleias, concílios e sínodos realizados pela Igreja.

Na sequência, o coordenador diocesano de pastoral, padre Edinei Evaldo Batista explicou a dinâmica do encontro e dividiu os participantes em 15 grupos para que cada qual lesse, refletisse e pudesse contribuir mais uma vez com sugestões ao plano.

Em sessão plenária foram apresentadas pelos secretários de cada grupo as sugestões de emendas. Duas propostas seguiram para votação dos delegados. Uma se referia à adequação da “visão diocesana”, no contexto “missão, visão e valores” e a outra no campo da Escola Catequética. O final da sessão se deu com a votação do Plano Diocesano que, por unanimidade, foi aprovado.

O Plano

O Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP) foi elaborado dentro das cinco opções pastorais: “Família: Projeto de Deus”; “Juventude”; “Processo catequético formador de discípulos-missionários”; “Ação missionária” e “Dimensão Social da Fé”. Ele será o instrumento de planejamento para todas as ações diocesanas. 

O plano é composto por duas partes. A primeira traz a definição “do que é”, "a missão", e “de onde quer chegar”. Apresenta também os valores, que são os referenciais que norteiam a prática evangelizadora e pastoral da diocese. Outro conteúdo desta parte é o elenco das Oportunidades e Ameaças do contexto externo em que a diocese está situada e os pontos fortes e fracos do contexto interno. Já a segunda parte apresenta os projetos de ação, que já estão sendo elaborados dentro das cinco áreas pastorais. 

Para padre Edinei, um Plano de Evangelização elaborado coletivamente pretende ir além do objetivo de ser “mais um documento”, como muitas pessoas podem entendê-lo. “Por esse caminho, quer ser a síntese de princípios, objetivos, referenciais e projetos que nortearão a ação evangelizadora e pastoral de toda a Diocese, efetivando-se em suas intenções, práticas, decisões e investimentos, tanto por parte dos que coordenam as ações quanto por aqueles que as executam nas bases,” concluiu.

Com informações da diocese de São José dos Campos