Sul 3: Pastoral da Comunicação planeja ações para 2017

10º Mutirão Brasileiro de Comunicação esteve na pauta do encontro

O primeiro encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom) do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2017, ocorreu na quinta-feira, dia 16, reunindo 19 comunicadores, entre leigos e presbíteros. No Centro de Pastoral, em Porto Alegre, o grupo recordou as ações desenvolvidas em 2016 e alinhou o trabalho para este ano. Estiveram presentes representantes das arquidioceses de Passo Fundo e Porto Alegre, das dioceses de Caxias do Sul, Cruz Alta, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, Osório e Uruguaiana, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e da Rádio Fraternidade.

Referencial para a Pascom do Rio Grande do Sul desde dezembro, o bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Leomar Brustolin, reuniu-se pela primeira vez com os comunicadores. Após ouvir relatos sobre pontos positivos e desafios, dom Leomar destacou a necessidade de uma comunicação missionária, preocupada não apenas com o formato, mas sobretudo com o conteúdo. “Temos um belo caminho a percorrer”, afirmou, enumerando cinco palavras que ele vê como norteadoras do trabalho da Pascom: proximidade, cultura do encontro, identidade, competência e eclesiologia.

Na ocasião, o grupo também iniciou a articulação para a ida ao 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que ocorrerá de 16 a 20 de agosto em Joinville (SC), e ao IV Seminário de Comunicação, de 7 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro. 

Outras atividades

Uma formação para todos os agentes de Pascom já está agendada para o dia 20 de maio, em Porto Alegre. Pela manhã, o grupo participará de uma atividade ministrada pela irmã Joana Puntel, jornalista, doutora em Comunicação e professora de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e por Rosa Maria Ramalho, mestranda em Teologia. Elas falarão sobre o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017 “Comunicação esperança e confiança no nosso tempo”. À tarde, ocorrerão oficinas. A programação será na Livraria Paulinas.

Com informações e foto do regional Sul 3 da CNBB