NE 1: Coordenadores de Pastoral reúnem-se no Santuário Rainha do Sertão

Temática “Animação Bíblica da Pastoral” foi refletida no encontro

O regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nos dias 06 e 07 de março, encontro com os coordenadores diocesanos de pastoral, no Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão, no Ceará. Na ocasião foi refletida a temática “Animação Bíblica da Pastoral”, que contou com o apoio do assessor da Comissão para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Antonio Marcos Depizzoli.

No encontro, além da Sagrada Escritura - utilizada nos momentos de Leitura Orante - também foram aplicados, especialmente, o Documento 97 da CNBB “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja” e as “Orientações para a Animação Bíblica da Pastoral”, do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), texto ainda a ser traduzido pela Editora da CNBB. 

Padre Antonio Marcos destacou que a ‘Animação Bíblica da Pastoral’ é a força que impulsiona toda a Pastoral da Igreja, “a partir do encontro pessoal com Cristo vivo que se comunica em sua Palavra”. Para ele, seu propósito é que a Sagrada Escritura, enquanto Palavra de Deus, chegue a ser a fonte inspiradora da vida do crente: “Portanto, na estrutura da Pastoral Orgânica, a ‘Animação Bíblica da Pastoral’ é transversal a todas as pastorais”, completou.

De acordo com padre Ivan, da arquidiocese de Fortaleza, a temática permitiu um olhar sobre a realidade da diocese: “Alargou os horizontes pastorais”, disse. Já a irmã Rosália, que também participou do encontro afirmou que o conteúdo, o assessor, a metodologia utilizada e a convivência permitiram uma reflexão estimulante: “Nos permitiu um novo agir pastoral, a partir da animação bíblica”, complementou.

Os dois dias do encontro possibilitaram uma reflexão sobre o agir pastoral, permitindo um olhar sobre a realidade de cada diocese e perspectivas para um novo horizonte quanto à qualificação de todos os participantes para uma ação pastoral, colocando a paróquia como uma comunidade de comunidades, tendo como referencial a Palavra de Deus. 

Participaram da iniciativa, além dos representantes do regional, os coordenadores das dioceses de Crateus, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Sobral e Tianguá. 

Animação Bíblica da Pastoral 

A Animação Bíblica da Pastoral insere-se no contexto da pastoral orgânica, sustentada em uma eclesiologia de comunhão. Ela indica que todos são responsáveis por promover e estabelecer uma relação familiar com a Palavra de Deus, tanto a nível pessoal, como a nível pastoral assumindo também a corresponsabilidade no anúncio da Palavra. Trata-se de uma mudança de mentalidade que implica uma conversão pastoral. Por isso é necessário contar com uma equipe de Animação Bíblica da Pastoral na diocese ou paróquia que impulsione este processo. Esta equipe deve estar formada por pessoas que participam em diversas pastorais específicas (catequese, pastoral juvenil, familiar, social, da saúde, etc), de modo que possa estabelecer vínculos transversais a toda pastoral paroquial ou diocesana. Sua tarefa fundamental é a de promover a organização de itinerários pastorais e espirituais inspirados na Palavra de Deus e animados por ela.

Com informações do regional Nordeste 1