Encontro Nacional da Vida Consagrada Monástica e Contemplativa recebe inscrições

Prazo é até o dia 18 de fevereiro

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promove o II Encontro Nacional da Vida Consagrada Monástica e Contemplativa, a ser realizado em Aparecida (SP), nos dias 23 a 27 de maio. Com o tema “A Alegria da Consagração Monástica e Contemplativa”, o evento pretende ser um momento fraterno de encorajamento e integração, mediante o modo como cada religioso vive a sua identidade, dentro da mística e missão da vida consagrada nos dias de hoje.  

Segundo o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Jaime Spengler, o primeiro encontro repercutiu de forma positiva. De acordo com ele, foram os próprios participantes que fizeram o pedido para que houvesse o segundo. “A vida contemplativa é uma dimensão bonita, vigorosa da vida consagrada e o objetivo desse segundo encontro é aproximar os contemplativos e favorecer a reflexão em torno de temas característicos desta forma de vida tão bonita na vida da Igreja”, enfatizou. 

Dentre as atividades a serem executadas durante o encontro estão a realização de conferências, celebrações eucarísticas, partilhas, testemunhos e diálogos com os conferencistas. Entre os convidados está o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz, que presidirá celebração eucarística na abertura do evento. 

De acordo com a presidente da CRB, irmã Maria Inês, além de reunir todos os carismas, o encontro também pretende mostrar a vida intensa que existe nos mosteiros. “É também mostrar ao mundo que é bom viver como monge a serviço da Igreja, na oração, na entrega então é um momento oportuno, porque vão estar todos juntos em Aparecida (SP), de todos os mosteiros do Brasil”, conclui. 

O II Encontro Nacional da Vida Consagrada Monástica já conta com mais de 200 inscritos de todas as regiões do país. Para participar é preciso que o interessado faça a inscrição até o dia 18 de fevereiro no site da CRB. Além disso, é necessário encaminhar a ficha de inscrição para o e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Podem se inscrever todos os membros dos Mosteiros de Vida Monástica e Contemplativa do Brasil e de outros países interessados. Confira a programação no site da CRB.