Regional Leste 2 promove Seminário Provincial sobre Igreja, Mineração e Laicato

A proposta é articular e potencializar as lutas locais frente ao avanço da mineração

O regional leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza nos dias 18 e 19 de fevereiro o 1º Seminário Provincial sobre Igreja, Mineração e Laicato.  A proposta é articular e potencializar as lutas locais, na província eclesiástica de Montes Claros (MG), frente ao avanço da mineração; aprofundar a forma de implementação dos projetos, sua relação com o Estado, governos estadual e municipal; debater os problemas sociais, políticos e ambientais comuns na província; proporcionar espaço para troca de experiências entre as regiões Norte e Noroeste mineiro, que já vivem esses problemas relacionados à mineração, e refletir sobre a atuação da sociedade frente a esses novos problemas sociais. O encontro será na Casa de Pastoral, em Montes Claros (MG).

O seminário é uma realização da província eclesiástica de Montes Claros, composta pela arquidiocese de Montes Claros e pelas dioceses de Paracatu, Januária e Janaúba, em parceria com o Movimento dos Atingidos pela Mineração (MAM), as Comunidades Tradicionais, Geraizeiras, Ribeirinhas, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e as Pastorais Sociais. 

De acordo com os organizadores do Seminário, os empreendimentos de mineração estão sendo implantados na região sem plano ambiental de recuperação das áreas degradadas ou estudos claros sobre como os empreendimentos podem afetar as águas e o abastecimento das populações do campo e da cidade, bem como os impactos sociais. Considera-se que em uma região que historicamente sofre com problemas hídricos de escassez e racionalização, não é viável a implantação de minerodutos que utilizam volumes exorbitantes de água.

As inscrições podem ser feitas por meio do secretariado de Pastoral da arquidiocese de Montes Claros pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou pelo telefone (38) 3222-9434.

Com informações do regional Leste 2 da CNBB