Representantes da Pastoral Universitária do Celam reúnem-se em Belo Horizonte (MG)

Encontro discute modelo de Pastoral Universitária para a América Latina

Com o objetivo de discutir as atividades que serão realizadas ao longo deste ano, em especial, um modelo de Pastoral Universitária para a América Latina, assessores da Pastoral Universitária do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) juntamente com o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva estão reunidos na Casa de Retiros São José, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

O encontro, que vai até o dia 20 de janeiro, segue discutindo propostas e modelos, como é o caso da sistematização de uma Teologia da Educação. De acordo com dom João Justino, a necessidade de oferecer critérios para o discernimento da prática pastoral dos bispos, sacerdotes e leigos presentes no mundo da educação, apontou a necessidade de incentivar e promover a reflexão inspirada na fé. “Será reunida a produção acadêmica dos países latino americanos em teologia da educação, a partir das Escrituras, Patrística, Magistério recente da Igreja, entre outras áreas”, afirmou o bispo.

Outro ponto importante do encontro é o estudo de caso da articulação regional do Brasil feito pelo assessor do Setor Universidades, padre Danilo Pinto, que apresentou o processo de formação dos regionais da CNBB e de articulação do Setor Universidades nestes regionais. De acordo com ele, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, associadas às interrupções históricas do acompanhamento pastoral dos cristãos no mundo universitário, favoreceram a prevalência ou o enfraquecimento de diferentes modelos eclesiais ao longo do século 20. “Atualmente, os trabalhos são conduzidos no Brasil dentro de uma visão de Igreja missionária, sinodal e de comunhão eclesial, motivada pelo papa Francisco”, complementa.

Diplomado de Pastoral Universitária

Ainda no encontro, a equipe de assessores do Celam discutiu sobre o Diplomado de Pastoral Universitária. Isto porque este ano serão promovidos três diplomados de Pastoral Universitária - um na Argentina, outro no México e um outro na Costa Rica. O diplomado será estruturado em três módulos, na modalidade semipresencial. O conteúdo curricular será dividido em: “A natureza e os caminhos do Ensino Superior no século XXI”, “Pastoral Universitária: natureza, agentes e destinatários” e “Projeto de Pastoral Universitária”. No Brasil é previsto que este diplomado seja realizado em 2018.

“Os trabalhos foram uma oportunidade de aprofundar a reflexão sobre a missão evangelizadora com as pessoas do ambiente universitário. A realidade pluricultural do mundo urbano se encontra também no mundo universitário e exige muita disposição ao diálogo. Dispor-se a caminhar junto com os universitários (estudantes, professores e funcionários) é criar um espaço de relações propício para a manifestação dos valores da fé cristã”, finalizou dom João Justino.

Com informações do regional Leste 2