Encontro de Atualização para Presbíteros: “É para falarmos de nós, conosco e sobre nós”, afirma dom Jaime Spengler

Evento acontece de 02 a 22 de janeiro, em Cachoeira do Campo (MG)

Promovido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o segundo Encontro de Atualização para Presbíteros 2017 está acontecendo em Cachoeira do Campo (MG). Cerca de 28 padres, vindos de diferentes regiões do Brasil, participam da iniciativa.

De acordo com o arcebispo de Porto Alegre e referencial da Comissão, dom Jaime Spengler, o evento traz a oportunidade de tratar sobre o presbítero e sua missão na Igreja. “É para falarmos de nós, conosco e sobre nós”, enfatiza o bispo.

“Aqui viemos todos com a expectativa de nos reabastecermos na fé, no amor fraterno como presbíteros, tornarmos um fôlego na caminhada e seguirmos adiante com a alegria de termos sido vocacionados para ser homens de Deus e do seu povo”, afirma um dos participantes, padre Carlos Silva.

Durante o encontro, que tem como temática “Aprofundar a Vida e a missão dos presbíteros, em tempo de globalização, como discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino”, os integrantes participarão de momentos teóricos e práticos sobre cinco eixos temáticos, que valorizaram a experiência de vida presbiteral. São eles: a Vida humano-afetiva; Vida espiritual; Vida Comunitária; Vida intelectual; e Vida Apostólica. 

O programa também contemplará celebrações eucarísticas diárias, Liturgia das Horas, Leitura Orante da Palavra de Deus, piedade popular e momentos devocionais, como terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e via-sacra. Também serão desenvolvidos espaços de partilha e revisão de vida e atividades pastorais missionárias.

O segundo Encontro de Atualização para Presbíteros 2017 segue até o dia 22 de janeiro.