Regional Leste 2 inicia a articulação da Pastoral Universitária

O trabalho de revitalização da Pastoral Universitária em Minas Gerais e Espírito Santo será feito a partir das províncias eclesiásticas

Lideranças estiveram reunidas no último sábado, dia 10 de dezembro para a primeira reunião de articulação da Pastoral Universitária no regional Leste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro ocorreu na sede da entidade em Belo Horizonte (MG).

A atividade contou com a presença do bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB no regional L2, dom João Justino de Medeiros Silva, e o assessor do Setor Universidades da CNBB, Pe. Danilo Pinto. Também estiveram presentes os coordenadores de Pastoral Universitária arqui/diocesanos e coordenadores de outros dispositivos pastorais neste âmbito, como o Movimento Universidades Renovadas (MUR) e a PUC – Minas, maior universidade católica do mundo. Durante o encontro, foi apresentado o processo histórico de formação dos regionais da CNBB e do trabalho pastoral com a comunidade universitária na Igreja no Brasil. Também foram conhecidas as experiências pastorais no âmbito universitário, realizadas por organismos arqui/diocesanos, movimentos e instituições de ensino superior católicas.

Na reunião, foram identificados coordenadores por províncias eclesiásticas e um secretário para o grupo: Província de Almenara, ficou o professor Andres Libardo; Província de Belo Horizonte, Ismael Deyber; Província de Pouso Alegre, padre Alexandre Nogueira; Província de Mariana, padre José Sebastião; Província de Uberaba, irmã Maria Maura e Província de Juiz de Fora, Greiciely Santos. 

D. João Justino, bispo referencial para a comissão no regional, explica a metodologia escolhida: “Considerando que o regional Leste 2 da CNBB tem como uma das metas para o quadriênio (2015- 2019) revitalizar o trabalho pastoral, a partir das províncias eclesiásticas que são em número de oito, num total de trinta e duas dioceses, nós também nos comprometemos a fazer o trabalho de revitalização da Pastoral Universitária, a partir das províncias eclesiásticas”.

Por fim, foi construída, de forma colaborativa, uma proposta de articulação para a pastoral Universitária do regional Leste 2, que constará das seguintes metas: fortalecimento das experiências de base (grupos nas IES), encontro de formação para os coordenadores diocesanos, que acontecerá nos  dias 03 e 04 de junho de 2017,  e, numa parceria com o Setor Universidades e a APAC, um projeto socioeducativo dos universitários junto aos encarcerados. 

Com informações do Setor Universidades da CNBB