Encontro de atualização para presbíteros ainda recebe inscrições

Tema proposto é “A contínua construção da unidade de vida”

Estão abertas até o dia 20 de dezembro as inscrições para o Encontro de Atualização para Presbíteros 2017. Esta que é a segunda edição do curso acontecerá de 02 a 22 de janeiro de do ano que vem, em Cachoeira do Campo (MG).

O encontro é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A formação terá momentos teóricos e práticos sobre cinco eixos temáticos, os quais devem valorizar a experiência de vida presbiteral. São eles: a Vida humano-afetiva; Vida espiritual; Vida Comunitária; Vida intelectual; e Vida Apostólica.

Poderão se inscrever presbíteros diocesanos de todo o Brasil, que tenham de 10 a 25 anos de sacerdócio. Eles devem estar, de acordo com a Comissão, em pleno exercício de seu ministério e na ordinariedade da vida e da missão presbiterais. A formação, ressaltam os organizadores, deve contribuir para os sacerdotes “que estejam em momentos de mudanças de atividades pastoral-missionárias; que estejam em momento particular que exija uma revisão de vida; que queiram abrir o coração para amar, rever, celebrar, agradecer e fortalecer o dom da vocação”. As vagas são limitadas.

O objetivo é aprofundar a vida e a missão dos presbíteros, em tempo de globalização, como discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino. Neste sentido, a proposta é de que haja uma visita à própria história e seu itinerário vocacional; o destacar à centralidade da palavra de Deus e da Eucaristia no exercício do próprio ministério; e o favorecimento de uma maior unificação e integração da vida pessoal e presbiteral.

Quanto à metodologia, o curso terá um momento teórico e outro prático, conduzidos por uma equipe multidisciplinar. O programa também contemplará celebrações eucarísticas diárias, Liturgia das Horas, Leitura Orante da Palavra de Deus, piedade popular e momentos devocionais, como terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e via-sacra. Também serão desenvolvidos espaços de partilha e revisão de vida e atividades pastorais missionárias.