Arquidiocese de Campo Grande elabora série de vídeos sobre o Documento 105 da CNBB

As produções são apresentados pelo assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo

O Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – sal da terra e luz do mundo” ganhou um subsídio em vídeo. A iniciativa é da arquidiocese de Campo Grande, que preparou a série com aprofundamentos das reflexões do texto.

Os vídeos são apresentados pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo. Na primeira produção, é apresentada a história da elaboração do texto, iniciada em 2012, nas comemorações do Concílio Vaticano II. Laudelino contou o processo que envolveu o texto de estudos, as contribuições recebidas das comunidades e dioceses e a aprovação da versão ampliada. Em 2016, como tema central da 54ª Assembleia Geral da CNBB, foi aprovado como documento da Conferência.

“São os pastores se dirigindo aos cristãos leigos e leigas, dando o encorajamento, o reconhecimento e muitas orientações a partir da Bíblia, dos documentos históricos e do Concílio Vaticano II”, explica o assessor.

Laudelino ressalta na introdução aos vídeos aquilo que é a direção do documento, que mostra a amplitude da missão dos cristãos leigos, não só na Igreja, mas, sobretudo na sociedade. “Desde a tradição bíblica e passando por toda a história da Igreja, a vocação, a missão, a identidade e espiritualidade do cristão leigo e leiga se dá de um modo muito peculiar do mundo”, explica, lembrando as diversas áreas nas quais estão os leigos, seja na família, no trabalho, na política, na comunicação e na arte, entre outras realidades. “Todos nós que estamos nas malhas da sociedade temos a missão de levar os valores do Evangelho”.

A série está disponível no canal do Youtube da arquidiocese.