Regional Sul 1 da CNBB inicia a articulação da Pastoral Universitária

“A articulação dos regionais tem sido uma prioridade do trabalho neste quadriênio pastoral”, destaca o assessor do setor Universidades.

Os coordenadores diocesanos da Pastoral Universitária e representantes de forças da ação evangelizadora no ambiente universitário, do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos para articular o trabalho pastoral. A reunião aconteceu na casa de Retiro N. Sra. do Cenáculo, em Taboão da Serra, SP, entre os dias 02 e 03 de dezembro de 2016. 

No encontro, foram apresentados o processo histórico de formação dos regionais da CNBB e os que possuem a Pastoral Universitária articulada, com os seus diferentes formatos de organização. Na sequência, os participantes partilharam as suas experiências de articulação da pastoral, em âmbito diocesano.

O assessor do setor universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Danilo Pinto dos Santos apresentou as atribuições do coordenador regional. Que em linhas gerais é colaborar com a formação e a articulação das pastorais das dioceses do regional. “ A articulação dos regionais tem sido uma prioridade do trabalho neste quadriênio pastoral. De 18 regionais temos apenas 8 articulados. Precisamos identificar essas lideranças, colocá-las em contato e iniciar uma caminhada conjunta em vista da missão da igreja no ambiente universitário em todos os regionais do país, destacou o padre.

Com a ajuda de dom Carlos Lema, bispo referencial para o Setor Universidades no regional, foram definidos os critérios para escolha dos coordenadores e para a tarefa de articulação pastoral. Padre Renato Alves, de São Paulo, e Priscila Motta, de São Bernardo do Campo, serão os responsáveis pelas atividades na cidade e região metropolitana de São Paulo. O padre Eduardo Lima e a professora Ivana Maciel, ambos de Jales (SP), foram os escolhidos para o interior do estado". 

Outra novidade é que, em virtude do grande número de movimentos presentes nas Instituições de Nível Superior (IES) do regional, foi criado uma coordenação para esta articulação específica, que ficará sob a responsabilidade de André Marino do Ministério Universidades Renovadas (MUR). Os coordenadores terão a missão de auxiliar dom Carlos Lema no trabalho de articulação e na formação dos cristãos presentes na Universidade. Para tanto, foram traçadas metas de articulação de curto, médio e longo prazo. Este percurso que iniciará com um mapeamento das IES, PU's e Movimentos presentes no Ensino Superior irá culminar com o Congresso Regional de Universitários Católicos de São Paulo, em 2018.

Com informações da coordenação do setor Universidades da CNBB