Diocese de Colatina adere à campanha “Pequenos Reis Magos”

Ação mundial envolve crianças e jovens da catequese

A diocese de Colatina está entre as 16 dioceses do Brasil que aderiram à campanha “Pequenos Reis Magos”. Trata-se de uma ação mundial que envolve as crianças e jovens da catequese, durante o período de Advento e Natal, em benefício de pequenos em situação de risco que vivem em países pobres.

No Brasil, a campanha é motivada pela Pastoral da Criança. Os Pequenos Reis Magos de 2016 cantarão, celebrarão e abençoarão as casas em que passarem e com o recurso arrecadado ajudarão as crianças da Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti e Moçambique. O valor obtido será enviado aos países após a celebração da ação de graças pela campanha, na sede da Pastoral da Criança, em Curitiba (PR), no dia 15 de janeiro.

Neste ano, além de Colatina, participam da iniciativa as arquidioceses de Belém (PA), Curitiba (PR), Maringá (PR), Natal (RN), Paraíba (PB), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e as dioceses de Estância (SE), Barra do Garças (MT), Barra do Piraí (RJ), Bragança do Pará (PA), Nazaré (PE), São José dos Pinhais (PR), São Mateus (ES) e Tocantinópolis (TO).

Qualquer diocese pode se candidatar para realizar a campanha, mas é necessário que o bispo concorde com a iniciativa e escolha até três paróquias para realizá-la.

‘Pequenos Reis Magos’

Em meados de 1843, Auguste von Sartorius, menina nascida em uma família rica de Aachen, ficou sensibilizada com as notícias sobre crianças carentes e em perigo de vida na China e na África. Quando tinha 13 anos, decidiu angariar dinheiro com os amigos e parentes para resolver a situação das crianças no mundo.

Desde 1959, essa prática foi retomada como uma ação de solidariedade que acontece até hoje, organizada pela Kindermissionswerk, beneficiando projetos com crianças de diversos países. E que também desperta, nas próprias crianças, uma atitude missionária.

Próximo ao dia 6 de janeiro, cerca de 500 mil crianças alemãs, entre 8 e 13 anos, de 12.500 paróquias, saem pelas ruas como Sternsinger, os Cantores da Estrela. Vestidos como Reis Magos, as crianças levam à frente uma estrela e marcam nas casas por onde passam a sigla “C+M+B”, em latim: Christus Mansionem Benedicat, que em português significa: "Cristo abençoe este lar". Após cantarem e abençoarem as residências, elas arrecadam dinheiro para as crianças e jovens vulneráveis do mundo.

As crianças alemãs já ajudam a Pastoral da Criança Internacional, contribuindo para atividades nas Filipinas, na Guatemala e no Panamá. Futuramente, ajudarão as crianças africanas e de outros países da América Latina e Caribe.

Com informações da diocese de Colatina