“Canto e música nos ritos de iniciação cristã: Confirmação” é o tema do 11ª Encontro de Compositores e Letristas

Cerca de 38 compositores e letristas participaram da iniciativa

Desde 2006, o Setor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove um encontro anual no qual convida compositores, letristas e músicos instrumentistas de diversas regiões do Brasil que se dedicam à criação e à divulgação da música litúrgico-ritual e prestam um serviço relevante na área em suas regiões ou dioceses. 

Neste ano, o encontro teve a temática “Canto e música nos ritos de iniciação cristã: Confirmação” e reuniu cerca de 38 compositores e letristas na Casa Sagrada Família, em Ipiranga, São Paulo (SP). O evento contou com a assessoria do padre Domingos Ormonde, da diocese de Duque Caxias (RJ). 

Em sua 10ª edição, realizada em 2015, os compositores e letristas já tinham iniciado a reflexão do tema, com uma compreensão teológico-sistemática da Iniciação à Vida Cristã (IVC).  Na ocasião, uma “ferramenta de trabalho” foi produzida e tinha como objetivo fazer com que o compositor ou letrista tivesse mais propriedade para desenvolver canto e música ou apenas letra, privilegiando a linguagem ritual, a forma poética, a qualidade literária do texto, do estilo, da originalidade e da harmonia - tanto poética quando musical -, além do desenvolvimento ordenado das ideias e da simbiose entre letra e música. 

Entre a última edição e a deste ano, os compositores e letristas puderam se debruçar sobre a “ferramenta de trabalho”, bem como o amadurecimento e o trabalho recolhido e pessoal do compositor e do músico. Nesta edição, inclusive, os compositores e letristas tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos para apreciação, justificando o processo de criação da letra, da poesia e da música, os critérios usados e o que foi aperfeiçoado, conforme a “ferramenta de trabalho” enviada anteriormente. 

Segundo a equipe de reflexão, o encontro foi a maneira adequada e, de certa forma, mais metodologicamente requerida para tratar de um assunto em que pouco se tem notícia - a música ritual presente nos ritos de iniciação cristã. “A colaboração destes compositores e letristas é o que fará a diferença quando as comunidades cantarem textos com uma teologia bem aprofundada sobre o que é o sacramento da Confirmação, o próprio Espírito Santo recebido como dom e promessa de Deus”, sublinhou. 

“Contribui também para este Encontro a convivência entre os compositores e letristas mais experientes e aqueles que estão na caminhada das comunidades e no campo acadêmico tanto das letras, das outras formas de arte e do estudo da música. Experiência muito boa nos dias de convivência são as celebrações em torno da Palavra e da Eucaristia, ponto alto e convergente do Encontro, além da reflexão sobre a caminhada eclesial, isto é, a apuração da Roda da Vida, chão em que pisa o compositor e do qual bebe para tornar-se objeto e substrato para sua obra”, afirma a equipe de reflexão.

Encontro Anual

O encontro, promovido pelo Setor de Música Litúrgica da CNBB, desenvolve sua metodologia sempre a partir de três eixos temáticos: a Liturgia, a Música e a Cultura brasileira, que são abordados, discutidos e refletidos em exposições e rodas de conversa, assim como a aplicação prática entre os participantes, por isso sempre é assessorado por músicos profissionais, liturgistas qualificados e convidados especialistas no assunto, tudo sob a coordenação do assessor da música litúrgica, com a ajuda da equipe de reflexão.