35º Encontro Regional dos Presbíteros reflete sobre saúde psíquica e missão na Igreja

Evento contou com a participação de cerca de 60 presbíteros

“O encontro foi marcado pela convivência fraterna e partilha de vida. Desejo que o Espírito Santo nos conduza e nos sustente na missão de anunciar e viver o Evangelho de Jesus Cristo com alegria”, afirmou o bispo de Montenegro, dom Paulo de Conto, sobre o 35º Encontro Regional dos Presbíteros realizado pelo regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Cerca de 60 presbíteros, representantes de todas as dioceses do Rio Grande do Sul, participaram do 35º Encontro Regional, nos dias 14 a 17 de novembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo (RS). O encontrou contou com a presença do bispo de Montenegro e referencial para os ministérios ordenados do regional Sul 3, dom Paulo de Conto; do secretário executivo do regional Sul 3, padre Leandro Padilha e o presidente da Comissão Regional dos Diáconos, diácono Roberto Nunes.

No encontro, os participantes puderam refletir sobre a saúde psíquica dos presbíteros. A temática contou com as assessorias da psiquiatra e psicoterapeuta, Yara Helena Cherem Netto e da psicóloga, Eunice Borba Julião. “A realidade hodierna faz com que os presbíteros se deparem com o excesso de atividades, sofrimentos e frustrações que acabam em diversas patologias, como o estresse doentio, a Síndrome de Burnout e a depressão”, frisou Yara. Além da constatação, também esteve em pauta os sintomas, as causas, a prevenção e o tratamento, bem como a maneira adequada de usar as redes sociais.  

Padre Estevão Raschietti, do Centro Cultural Missionário (CCM), abordou a Dimensão Missionária do Presbítero. “A missão faz parte da essência da Igreja, renova a vida das Comunidades e a vida dos Presbíteros. A missão exige que o presbítero seja pastor para as ovelhas que estão no redil; semeador para lançar a semente do Evangelho nas diversas realidades e pescador para lançar as redes na missão Ad gentes”, destacou Raschietti.

Na ocasião também foram apresentados os nomes que passaram a integrar a Coordenação Regional dos Presbíteros: o padre Pedro Nicolau Schneider, como vice-presidente; o padre Jacó André Wuaden, como vice-tesoureiro e o padre Darvan Hernandez da Rosa, como vice-secretário.

Com informações do regional Sul 3