Diocese de Ji-Paraná realiza Encontro de Formação sobre “Iniciação à Vida Cristã”

Comprometidos com a implantação do novo processo de Iniciação à Vida Cristã, mais de 180 catequistas participaram de estudo

Mais de 180 catequistas da Paróquia Sagrada Família participaram do Encontro de Formação sobre Iniciação a Vida Cristã (IVC), realizado pela Comissão para Animação Bíblico Catequética da diocese de Ji-Paraná, nos dias 29 e 30 de outubro, na cidade de Cacoal (RO). O evento é parte da proposta da Comissão para Implantação da Iniciação à Vida Cristã – uma catequese de inspiração catecumenal, que vem sendo desenvolvida na diocese desde 2009 e atualmente está centrada no conhecimento do Itinerário Catequético da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Comissão acredita que, com essa formação, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de uma catequese com um novo jeito de apresentar os conhecimentos e a vivência da fé cristã. Isto porque a metodologia de inspiração catecumenal que acontece na Iniciação à Vida Cristã impõe uma nova dinâmica para que as crianças, adolescentes, jovens e adultos compreendam a importância da fé cristã e suas consequências na vida pessoal, familiar e comunitária.

“Estou muito grata por estar aqui. Neste encontro compreendi que o Itinerário Catequético é um caminho que me aproxima da vida dos catequizandos e assim, posso ajudá-los a fazer uma verdadeira adesão à proposta de vida apresentada por Jesus Cristo, e que isso é muito mais que apenas cumprir ritos e depois sair com o diploma”, afirmou Ângela Menezes que é catequista e assessora da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Para a coordenadora de catequese do regional Sul da diocese de Ji-Paraná, Helena Maria, participar deste encontro de formação a fez sentir força e confiança. “Senti-me contagiada e apta a espalhar com alegria esta semente nas paróquias e comunidades”, sublinhou.  

Outras formações

Com o objetivo de proporcionar um maior aprofundamento sobre o Itinerário Catequético e esclarecer dúvidas sobre a sua utilização no processo da IVC, a Comissão vai realizar um encontro semelhante ainda este ano na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ouro Preto D’Oeste. Em 2017, a formação continua nas paróquias em vista da construção do Itinerário Catequético Diocesano que, contempla o desdobramento dos Eixos Temáticos para a Catequese, apresentados pelo Itinerário Nacional.

Com informações da diocese de Ji-Paraná