Arquidiocese de Montes Claros (MG) realiza primeiro seminário de Comunicação

Iniciativa foi coordenada pelo Setor Juventude

A arquidiocese de Montes Claros (MG) realizou o primeiro Seminário de Comunicação, nos dias 05 e 06 de novembro, no Salão Paroquial João Paulo II. A iniciativa, coordenada pelo Setor Juventude, teve por objetivo orientar e despertar os jovens sobre o uso adequado dos meios de comunicação.

Dentre as propostas apresentadas no seminário, o jornalista Flávio Campos Ferreira, integrante da equipe do site “Jovens Conectados”, estimulou a consciência da importância da evangelização na cultura midiática, pontuando a descoberta do saber, do conhecimento científico e da comunicação como elemento articulador de mudança social.

“É louvável a iniciativa da arquidiocese de Montes Claros, sobretudo do Setor Juventude, em promover um encontro com esse nível. Denota um claro sinal de unidade, pois não só pensaram para jovens, mas para pastorais, organismos e movimentos, integrando dessa maneira a Pastoral da Comunicação e a juventude a não agirem isoladamente”, destacou. 

Ainda de acordo com ele, é preciso profissionais que pensem a comunicação e não só executem. “É preciso uma lógica estratégica de uma comunicação eficaz dentro da Igreja e para a Igreja”, garante.

Ao encerrar, Flávio pontuou que os profissionais de comunicação devem ajudar os jovens a definirem melhor seu caminho: “De um modo geral, a Pastoral da Comunicação é responsável pela valorização e resgate de evidenciar o melhor de cada grupo, pastoral ou movimento. Não é essa sua função principal, mas passa sim pelas mãos de quem está na Pastoral da Comunicação, ou trabalha com comunicação, o carinho da Igreja em levar o outro a encontrar seu caminho. Sozinhos não vamos longe”.

Avaliação

De acordo com o assessor do seminário, padre Gilberto Junior, o evento é o caminho para uma evangelização com responsabilidade social. “Saber comunicar, como comunicar e para quem comunicar é uma preocupação nossa dentro da nossa arquidiocese”, finalizou o sacerdote.

Com informações e foto da arquidiocese de Montes Claros