Diocese catarinense lança novo veículo de comunicação

A diocese de Caçador (SC) apresentou uma nova revista nesta sexta-feira, 04 de novembro, divulgando seu projeto de comunicação com os principais elementos que levaram a criar a publicação.

O projeto da nova Revista da diocese de Caçador (SC) é inspirado pela missão da Igreja de evangelizar, buscando os meios “adequados e eficazes para que a mensagem de Jesus chegasse até às pessoas”. Na apresentação do material, a Pastoral da Comunicação (Pascom) explicou que além do trabalho que já desenvolve, sentiu a necessidade de “alçar novos voos na comunicação”, tomando assim a iniciativa de elaborar uma Revista, diocesana, “inovadora, fortalecendo ainda mais a evangelização”.

O objetivo é valorizar a comunicação que existe nas relações humanas e na ação evangelizadora como prioridade. A Pascom diocesana explica que a iniciativa é também uma forma de resposta ao apelo do papa Francisco, quando diz que “a comunicação deve colocar-se a serviço de uma verdadeira cultura do encontro”. 

A periodicidade da Revista Diocesana é trimestral. A membro da Pastoral Juliana Rodrigues explica que a chegada do novo veículo não substitui os outros meios de comunicação que a diocese já dispõe. Mas “soma forças, chegando a públicos que o Jornal Fonte e o site não atingem”. 

A primeira edição é gratuita e trata de temas centrais como Nossa Senhora Aparecida, tendo em vista o jubileu dos 300 anos da aparição da imagem e o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco e que se encerra no próximo dia 20.

Conteúdo 

São 20 páginas que apresentam um conteúdo com temáticas relacionadas a fé, cultura, sociedade. Também há espaço para a palavra papa Francisco e do bispo diocesano, dom Severino Clasen. A Revista Diocesana também terá entrevistas; matérias sobre a vida pastoral da Igreja; artigos formativos; temas atuais; notícias; fatos que marcaram a história da diocese; entretenimento e entre outros materiais. 

A equipe de produção da revista é composta pela Pastoral da Comunicação diocesana e pela Agência de Comunicação Arcanjo, de Joinville, contando com jornalistas, designers e colaboradores in loco.

“A equipe tem compromisso ético com a Igreja e a sociedade e seu objetivo é informar e orientar seus leitores da caminhada pastoral, transmitindo-lhes confiança e credibilidade, com a proposta de ajudá-los a serem ainda mais críticos, discernindo melhor seu papel de cristãos autênticos no mundo atual”, destacam os responsáveis.

Lançamento

O lançamento da Revista foi realizado nas 25 paróquias da diocese, durante todo o mês de outubro, junto com a peregrinação da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida. Dom Severino Clasen, destacou a capa da revista com a imagem da Padroeira do Brasil. “Já na capa aparece Nossa Senhora Aparecida que deve ser o caminho, a grande ternura da mãe apontando o Filho. Todos nós, como bons cristãos, temos que nos informar e saber como ser um bom cristão, por isso não deixe de fazer a assinatura”, convidou.

A Revista Diocesana está disponível em todas as secretarias paroquiais da diocese de Caçador. A assinatura anual é de R$20,00.

Com informações da Pastoral da Comunicação