Vocação e Missão da Família é tema da Assembleia Pastoral do regional Nordeste 2

Evento aconteceu nos dias 18 a 21 de outubro

O regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nos dias 18 a 21 de outubro, em Lagoa Seca, na Paraíba, a 51ª Assembleia Pastoral do Regional. Este ano, a iniciativa abordou o tema “Vocação e missão da família no mundo contemporâneo” e o lema “O amor é a nossa missão”.  

Para refletir sobre a temática foram convidados os bispos dom João Carlos Petrini, da diocese de Camaçari (BA); dom Francisco de Sales Alencar Batista, de Cajazeiras (PA) e dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares. Também esteve presente o monsenhor José Nicodemos Rodrigo de Souza, Administrador Diocesano de Guarabira.

Segundo o arcebispo de Olinda e Recife e presidente do regional, dom Antônio Fernando Saburido, a presença de cada participante na Assembleia realiza, visivelmente, a unidade do regional. Para ele, o evento é “a concretização da alegria que canta o salmo 132, pelos irmãos e irmãs não somente estarem, mas viverem juntos, bem unidos”.

Ainda de acordo com o bispo, a temática discutida na Assembleia está em sintonia com as palavras do papa Francisco, especialmente quando o pontífice afirma que nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada de uma vez para sempre. “Sendo a Igreja enviada pelo Mestre a todos os confins da terra, devemos, nesta hora do pontificado do papa Francisco, abraçar a família e todas as suas realidades”, completa.

Prioridades

Na 51ª Assembleia, os participantes buscaram traçar objetivos a serem seguidos pelas paróquias do regional. Entre as prioridades discutidas estiveram a integração da Pastoral Familiar, a Semana Nacional da Família e a tradução da Amoris Laetitia para uma linguagem mais acessível. 

Para alcançar as prioridades, uma série de palestras foram ministradas. Entre os temas discutidos estiveram “Os desafios e possibilidades da família no limiar do novo milênio”; "Desafios da Pastoral Familiar para a vida plena e a comunhão missionária"; "Amoris Laetitia”; “Associações de Famílias” e “Família e Ecologia Humana”. Também fez parte da programação, a divisão de grupos por diocese a fim de abordar a temática principal sob aspectos diferentes.

A próxima Assembleia do regional acontecerá nos dias 17 a 20 de outubro de 2017 e terá como tema principal “Caridade: a Igreja a serviço da vida plena para todos”.

Com informações e foto do regional Nordeste 2