Comissão de Educação e Cultura relança a Pastoral da Educação no regional Sul 3

Desejo é transformar a educação a partir de uma visão humanista cristã

Cerca de 30 representantes de doze arquidioceses e dioceses gaúchas participaram da reunião da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na segunda-feira, dia 26, na Inspetoria das Irmãs Salesianas, em Porto Alegre (RS). Na ocasião, foi tratado o relançamento da Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul. Os participantes partilharam realidades, dificuldades, “inquietudes e esperanças” e relataram o andamento da organização e articulação da Pastoral da Educação em cada diocese.

Segundo o bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para a Comissão de Educação e Cultura, dom Leomar Brustolin, o desejo é transformar a educação a partir de uma visão humanista cristã. “A comissão relançou a Pastoral da Educação e está motivada a reunir e articular os professores para uma formação em vista de um humanismo integral e solidário. Acreditamos que a educação possa ser transformada a partir da visão humanista do cristianismo, como a Igreja Católica ensina em sua Doutrina Social”, ressaltou.

O projeto da Comissão para o ano de 2017 é de organizar pequenos grupos em todas as dioceses com professores de escolas públicas e privadas. A intenção também é de apresentar uma metodologia interativa com os docentes, através de reflexões online, elaboradas pela equipe regional como proposta de formação continuada. 

De acordo com o coordenador da comissão, padre Marcos Sandrini, a cada reunião acontece avanço significativo. “Tivemos a presença de doze dioceses e só faltam oito. Refletimos sobre o ensino no Rio Grande do Sul. Não apenas o Ensino Religioso, mas todo o ensino. Precisamos evangelizar na escola, mas, sobretudo, a escola”, avaliou. 

A Comissão de Pastoral da Educação e Cultura do Regional Sul 3 tem a seguinte composição:

- Dom Leomar Brustolin, bispo referencial

- Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande

- Padre Marcos Sandrini, coordenador da Pastoral da Educação

- Leonardo Agostini, secretário-executivo

- José Adilson Antunes, representante do Ensino Religioso e a Secretaria Estadual de Educação

- Vitor Hinrichsen, representante da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC-RS) e das escolas particulares

- Patrícia Teixeira, representante dos professores das escolas municipais

- Sonia Maria Bonelli, representante do setor Universidades

Com informações e foto do regional Sul 3 da CNBB