Bispos referenciais do Laicato reúnem-se em 9º Seminário

Reunião aconteceu no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nos dias 21 a 23 de setembro, a 9ª edição do Seminário que reúne os bispos referenciais do Laicato. O encontro aconteceu no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). Um dos objetivos do seminário é avaliar a caminhada da Comissão, aprofundar temas relativos aos cristãos leigos e às Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).

Segundo o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão, dom Severino Clasen, o evento é de suma importância para a Igreja no Brasil e na sociedade. De acordo com ele, o seminário tratou de “ações concretas dos Cristãos Leigos e Leigas como ‘ramos da videira’ e ‘sal, luz e fermento’ nas realidades do mundo”.

Neste ano, o Documento 105 intitulado “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, aprovado na 54ª Assembleia Geral dos Bispos, no mês de abril, em Aparecida (SP) foi analisado em sua divulgação, recepção e aplicação prática. 

Além dos bispos referenciais e assessores, participaram do encontro representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), das CEB’s, Pastorais Sociais, representantes do Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP) e Expressões Laicais com as quais a Comissão se articula, ou seja, movimentos, Serviços Eclesiais, Associações Laicais Nascidas dos Carismas de Ordens e Congregações Religiosas e Novas Comunidades.

Seminário sobre Formação do Laicato

Após o 9º Seminário dos Bispos Referenciais, a Comissão para o Laicato realizou o Seminário sobre Formação do Laicato, em parceria com o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), nos dias 23 a 25 de setembro, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília. 

A partir do texto “Indicativos Básicos para a Formação do Laicato”, que vem sendo elaborado pela Comissão, com a participação de Formadores de Institutos e Escolas de Teologia de arquidioceses e prelazias de todo o país, os participantes procuraram consolidar um documento para subsidiar os projetos diocesanos, e outros, de Formação do Laicato, conforme propõe o Documento 105 e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019). 

Neste contexto, foram dados encaminhamentos para que no próximo ano, o texto esteja pronto para ser apresentado. Na ocasião, dom Severino destacou a urgência da temática e a expectativa sobre o documento que tem sido uma constante nas orientações do papa Francisco.

Participaram do Seminário, os bispos referencias da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, representantes do CNLB, CEFEP, CEB’s, CBJP, teólogos do Grupo de Reflexão junto à Comissão e os assessores.