Pastoral da Comunicação promove primeiro Encontro Arquidiocesano em Teresina

As inscrições para participar do evento já estão abertas

Com o tema “Comunicação entre pastorais: luz, ação e desafios”, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da arquidiocese de Teresina realiza nos dias 21 e 22 de outubro, o primeiro Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, no Centro de Guadalupe das Irmãs de São José, localizado na Vila Operária. Com oficinas teóricas e práticas, a iniciativa visa proporcionar aos membros da Pascom e demais integrantes de grupos e serviços da arquidiocese um diálogo mais eficiente.

De acordo com a coordenadora da pastoral da comunicação arquidiocesana, Cristiane Pinheiro, está sendo motivador organizar esse momento. “É nosso desejo reunir os diferentes membros e representantes de grupos e serviços da nossa Igreja, além de nós que somos agentes da Pascom e buscamos a unidade, seja na linguagem como também na qualidade dos serviços que realizamos na nossa Igreja. Sabemos que todas as missões convergem para única missão que é a de evangelizar e com esse encontro a intenção é disseminar a missão atingindo mais irmãos na caminhada, fortalecendo a missão”, explica. 

Para esse primeiro encontro arquidiocesano está confirmada a presença da irmã Helena Corazza, que é doutora em comunicação, presidente da Signis Brasil e também coordenadora do serviço de pastoral da comunicação das Paulinas. Ela terá a missão de conduzir as formações que irão valorizar as seguintes temáticas: os caminhos para dialogar e interagir com outras pastorais, grupos e movimentos e o uso adequado e correto das redes sociais no trabalho de evangelização. 

De acordo com a coordenado da pastoral, as dificuldades diárias na realização dos trabalhos como agentes tiveram forte influência na definição desses temas. “Nossa contribuição será no sentido de iluminar a caminhada. Afinal os desafios são diários e a nossa ação deve ser frutificada. São muitas as dúvidas e esse posicionamento requer uma postura adequada para atingirmos o ideal. A rede social Facebook é muito explorada, canal de custo baixo e de alta amplitude em termos de disseminação de ideias, mas será que estamos usando a linguagem correta? A irmã Helena será luz nessas formações”, reforça Cristiane.

O convite para o encontro abrange os mais variados setores. Além dos agentes da Pascom, leigos, padres, jornalistas, radialistas e secretários paroquiais também devem participar. “Percebemos essa necessidade de comungar e encurtar distâncias no nosso relacionamento”, convoca Cristiane Pinheiro. 

Inscrições

Para participar do primeiro Encontro Arquidiocesano, os interessados devem ficar atentos. Os preços para efetivar as inscrições têm valor promocional até o dia 30 de setembro e há duas formas de efetivação. O público participante terá direito ainda a um kit contendo material didático e a camisa do encontro, além de sacola personalizada. Também será emitido certificado de participação. 

“Essa participação na palestra de abertura é por entendermos que os trabalhos dos agentes estão correlacionados diretamente à missão desempenhada pelos secretários paroquiais, já que esta parceria eficiente resulta em eficácia também no desempenho das missões que apesar de independentes atingem sua excelência quando realizadas em coletivo”, ratifica a coordenadora pastoral. 

Vale reforçar que além das oficinas e palestras, a programação contemplará ainda momentos de espiritualidade, análises de trabalhos realizados no encontro e momentos de entretenimento com coquetel e noite cultural. “Partindo da temática principal fica o nosso desejo de motivar e apresentar caminhos para aqueles que estão iniciando a missão na nossa pastoral, mas também ofertar aqueles que já estão nessa caminhada a certeza de continuarem dizendo sim. Um outro ganho com esse encontro é que teremos a oportunidade de trocar experiências. Saberemos como estão sendo realizados os trabalhos nas pastorais e de que forma podemos engradecer e valorizar ainda mais esse trabalho de comunicação, afinal é nosso objetivo como irmãos em grupo e/ou pastoral ampliar e dar cada vez mais dar visibilidade aos trabalhos da nossa Igreja”, finaliza Cristiane Pinheiro. 

Para realizar as inscrições, o interessado deve acessar o site da arquidiocese de Teresina

Com informações e foto da Pascom de Teresina