Dom Pedro Fedalto é “um homem simples e muito amado”, diz dom Peruzzo

Arcebispo emérito de Curitiba é homenageado por seus 50 anos de episcopado

O arcebispo emérito de Curitiba (PR), dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, presidiu, no último sábado, 27, missa em comemoração pelos seus 50 anos de episcopado e 90 de idade. A celebração, na catedral Basílica de Curitiba, teve a presença de bispos de 16 dioceses, além de boa parte do clero da arquidiocese de Curitiba, amigos e familiares de dom Pedro, autoridades e membros da comunidade. Durante a homilia, o arcebispo metropolitano, dom José Antônio Peruzzo, o caracterizou como “um homem simples e muito amado”.

“Dom Pedro, tua simplicidade tem um sentido transfigurado. É fácil perceber que estamos diante de alguém cujas experiências de comunhão representam um retrato vivo do amor que procede do alto”, disse dom Peruzzo ao homenageado, enfatizando que a gratidão da comunidade pela vida de dom Pedro Fedalto é “nítida e justificada”.

O bispo de São José dos Pinhais (PR) e secretário do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Francisco Carlos Bach, falou, ao final da celebração, da atuação do arcebispo emérito no regional. “Dom Pedro Fedalto ao longo de quase três décadas à frente da regional Sul 2 da CNBB trabalhou muito pela unidade, pela cooperação, e o clima anterior que ele colocou continua reinando entre nós bispos. Hoje há uma bela comunhão entre nós”, contou. 

Dom Pedro Fedalto encerrou a celebração com agradecimentos. “Durante os últimos 50 anos procurei viver sempre meu lema, a verdade na caridade, com humildade, respeitando cada um como é, pedindo perdão a quem ofendi em minhas fraquezas”, disse. 

A celebração em homenagem a dom Pedro Fedalto seguiu com um almoço festivo.

Com informações e foto da arquidiocese de Curitiba (PR)