Sul 3 promove Encontro Regional de Formação do Laicato

Documento 105 da CNBB foi tema do encontro

O regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu, nos dias 20 e 21 de agosto, o Encontro de Formação do Laicato, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo (RS). Com o tema central baseado no documento 105 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: Sal da Terra e Luz do Mundo”, o evento contou com a participação de representantes de cinco dioceses gaúchas. O bispo de Cachoeira do Sul e referencial da Comissão do Laicato do regional Sul 3, dom Remídio José Bohn, também esteve presente.

Aprovado durante a 54ª Assembleia Geral dos Bispos, ocorrida em Aparecida (SP), em abril deste ano, o Documento 105 compreende o cristão leigo como sujeito eclesial, “aberto ao diálogo, à colaboração e à corresponsabilidade com os pastores”. Com base nisso, os participantes discutiram sobre a atuação e o papel dos leigos na sociedade.

De acordo com dom Remídio, os cristãos leigos são chamados pelo amor de Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, a ajudar a construir o reino da paz, da união, da fraternidade e da justiça. “Os cristãos leigos são Igreja uns com os outros e não para os outros. Trabalhamos e celebramos juntos. Quando o leigo descobrir a graça que recebeu no batismo vai mudar muita coisa na Igreja”, afirmou.

Para a coordenadora regional do Conselho de Leigos, Edi Pradier, o Documento 105 da CNBB contribuiu para reassumir a identidade e missão do leigo. “A partir do estudo queremos reassumir a nossa identidade e missão enquanto leigo e leiga no nosso campo específico na Igreja e na sociedade”, enfatizou.

O Documento 105 segue a metodologia Ver, Julgar e Agir e divide-se em três capítulos. O primeiro apresenta o marco histórico-eclesial da caminhada da vida dos cristãos leigos e leigas. O segundo trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja. Já o terceiro e último capítulo aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato. Esta parte aponta ainda lugares específicos da ação dos leigos.

O Documento está disponível nas Edições CNBB

Com informações e foto do regional Sul 3