Reunião Anual do Fórum Ecumênico ACT Brasil acontece em Brasília

Na ocasião, são definidas as ações prioritárias do Fórum para o movimento ecumênico em 2017

Começa nesta terça-feira, 16, a reunião anual do Fórum Ecumênico ACT Brasil, do qual a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz parte, na sede da Cáritas Nacional, em Brasília. Entre os participantes do encontro está o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães.

De acordo com ele, durante estes dias de encontro, os participantes pretendem definir as ações prioritárias do Fórum para o movimento ecumênico em 2017. “A partir de nossa fé, unida a uma reflexão sobre o cristianismo e democracia na atualidade, também pretendemos fazer uma avaliação das atividades realizadas”, disse.

O Fórum Ecumênico ACT Brasil existe há aproximadamente 20 anos e é uma das principais articulações nacionais e ecumênicas organizadas no Brasil. Para o assessor da Comissão, o Fórum é “um espaço privilegiado de espiritualidade e de partilha de ações ecumênicas realizadas no país”. 

“Lembremos que foi desse Fórum, entre tantas iniciativas, que nasceram as Jornadas Ecumênicas da Juventude e a recente Missão Ecumênica de solidariedade ao Povo Guarani-Kaiowa, no Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

A reunião seguirá até o dia 17 de agosto. A agenda do encontro inclui o painel “Religiões e Democracia – dilemas atuais sobre a fé e o poder”, e conta com palestrantes convidados.