Arquidiocese de Palmas celebra 20 anos com festa dos estados 

Evento festeja multicuturalidade da população palmense

Nas comemorações dos 20 anos de instalação, a arquidiocese de Palmas (TO) promoveu o Dia D Arquidiocesano com a Festa dos Estados. No sábado, 13, aconteceram as comemorações que festejaram “a multiculturalidade da população palmense, unindo a cultura, a religiosidade e a gastronomia da região de origem de cada um”, de acordo com a ideia do arcebispo local, dom Pedro Brito Guimarães. O evento foi realizado na Praça dos Girassóis, onde está localizada a Catedral do Divino Espírito Santo e as sedes dos Poderes locais.

“Nós acolhemos pessoas do Brasil inteiro que trazem sua cultura, sua experiência de fé, pessoas que deixam a família e vêm sozinhos para trabalhar ou fazem uma nova família no estado. Nosso objetivo foi fazer essa festa de confraternização para nos conhecermos, nos amarmos mais e valorizar a cultura de proximidade, do encontro. Viver essa comunhão é prioridade na Festa dos Estados. A Igreja precisa viver essa comunhão”, explica dom Pedro.

A programação contou com o Terço Bíblico, com dom Pedro Brito e o Grupo Terço dos Homens; a Bênção do Santíssimo; o momento cultural, com apresentação da Banda da Polícia Militar, seguida de balé, frevo, percussão, quadrilha, dança com índios Xerentes e bandas de MPB.

Ainda durante o evento,  houve barracas de pratos típicos das regiões brasileiras. O valor arrecadado com a comercialização dos pratos irá auxiliar na manutenção de Projetos Pastorais da Igreja local.

Histórico

A arquidiocese de Palmas foi instalada em 31 de maio de 1996 e faz parte da Regional Norte 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). São 36 paróquias distribuídas nos municípios de Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins, Tocantínia e em Palmas. Atualmente, o clero é formado por 56 sacerdotes, sendo 36 diocesanos e 19 religiosos, e 30 diáconos permanentes.

Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa da Catedral de Palmas e Pascom Arquidiocesana de Palmas