Rede Celebra realiza Encontro Nacional

Iniciativa reuniu cerca de 90 participantes de todas as regiões do Brasil

Com o tema “Viver a Liturgia Eucarística na perspectiva da Encíclica Laudato Si sob a prisma da Ecologia Integral”, cerca de 90 liturgistas de todo o Brasil participaram,  entre os dias 19 a 24 de julho, em Judiaí (SP), do Encontro Nacional da Rede Celebra. 

Tendo como base o livro "Sentido Espiritual da Liturgia", de Gofredo Boselli, publicado pelas Edições CNBB, o encontro contou com palestras, partilhas de experiências e vivências. Na ocasião, o núcleo de São Paulo resgatou os aspectos da cultura da cidade, apresentando músicas características do Estado. Além disso, cada região também pôde apresentar a cultura de suas localidades por meio de representações musicais.

De acordo com uns dos participantes do evento, Euri Ferreira, a metodologia do encontro foi motivada a partir de três eixos: do rito à teologia e à espiritualidade. "Além de ter como viés a Laudato Si e a opção presencial pelos pobres, o encontro também destacou a utopia de uma Eucaristia que busque integrar a totalidade do cosmos a partir de uma visão ecoteológica. Padre Gustavo Hass ajudou-nos a fazer a reflexão da Prece Eucarística IV ligando-a com a Laudato Si”, afirmou. 

O encontro foi assessorado pelos padres Gustavo Haas, Alberto Reani e irmão, Ione Buyst.

Com foto da Rede Celebra