Cetel prossegue com revisão do missal romano

Reunião vai até quarta-feira, 22

Dando continuidade ao trabalho de revisão da tradução do missal romano, a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nesta segunda-feira, 20, em Brasília, a segunda reunião do ano.

Segundo o presidente da Comissão, dom Armando Bucciol, o grupo já está na parte da revisão das missas rituais, que são aquelas que estão unidas à celebração de alguns sacramentos, tais como o matrimônio e a ordenação de presbíteros.

Ainda de acordo com o bispo, faltam cerca de 250 páginas do missal, para que a Comissão conclua o seu trabalho. 

“Esperamos também poder acelerar, principalmente neste último período porque várias orações já foram revistas no missal, pois algumas se repetem, porém, o trabalho é sempre minucioso. Caminhamos devagar porque procuramos dar o melhor na revisão da tradução para favorecer o momento orante das assembleias litúrgicas com uma linguagem que seja capaz de expressar o conteúdo na fidelidade e ao mesmo tempo numa linguagem que seja compreensível e que tenha uma certa elegância expressiva”, afirmou o bispo.

Ainda este ano, a Comissão vai lançar a reedição da Coleção de Missas de Nossa Senhora. O livro litúrgico estará disponível nas edições CNBB.

A Comissão seguirá reunida até quarta, 22.