Comissões discutem Projeto dos Leigos Missionários Ad Gentes

Reunião ocorreu no Centro Cultural Missionário

A Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial realizou, no dia 17 de junho, no Centro Cultural Missionário, reunião sobre o Projeto dos Leigos Missionários Ad Gentes. Em parceria com as comissões para o Laicato e para a Juventude, o evento foi coordenado pelo padre Sidnei Marco Dornelas, assessor da Comissão para a Ação Missionária. 

O evento contou com a presença de representantes de diferentes expressões do compromisso dos leigos com a missão além-fronteiras, entre eles, Maria de Lourdes Vieira, dos Leigos Missionários Combonianos; Robson Luiz Ferreira, do Conselho Missionário do regional Sul 1; padre Antonio Carlos Araújo, da arquidiocese de Brasília; Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, representante do CNLB e assessor da Comissão para o Laicato; e o padre Antonio Ramos do Prado, assessor da Comissão para a Juventude.

Segundo padre Sidnei, além da riqueza da partilha sobre as diferentes experiências de inserção dos leigos na missão, a reunião procurou avaliar a necessidade de um encontro que possa avançar na articulação e fortalecimento das iniciativas missionárias dos leigos. De acordo com ele, entre as propostas mais importantes “está a realização de uma pesquisa sobre a presença de leigos em iniciativas e projetos missionários no Brasil, a fim de conhecer as possibilidades de encaminhamento dos leigos para a missão”. 

Na reunião, também foi debatida a importância da realização de um encontro com leigos missionários além-fronteiras, em 2017. 

“Existe uma grande confiança e expectativa de que a CNBB, junto com todos os organismos missionários, possa ajudar a implementar caminhos para que mais leigos possam assumir sua vocação missionária”, afirmou padre Sidnei.