Regional Leste 1 promove Encontro de Formação Ecumênica 

Proposta é motivar experiências ecumênicas entre as igrejas cristãs no Rio de Janeiro

Com a finalidade de partilhar, organizar e fortalecer as experiências ecumênicas nas igrejas cristãs, o regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu o 1º Seminário de Formação Ecumênica, realizado em São José - Niterói (RJ), no dia 29 de maio. 

“Este encontro com representantes das dioceses do Estado do Rio de Janeiro é um fato histórico. É a primeira vez que se reúnem representantes das dioceses do nosso regional para refletir, em conjunto, sobre o ecumenismo e, sobretudo, sobre práticas ecumênicas em nossas igrejas particulares. Esperamos que a colaboração ecumênica possa se expandir em todas as dimensões pastorais de nossas dioceses”, explicou o bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da CNBB, dom Francisco Biasin. 

O 1º Seminário é fruto do Simpósio Ecumênico realizado, em São Paulo, em janeiro deste ano. Naquela ocasião, a delegação do Estado do Rio de Janeiro propôs o momento formativo para o regional Leste 1.  

Durante o encontro, dom Biasin falou sobre "Espiritualidade Ecumênica" e o assessor da Comissão nacional, padre Marcus Barbosa Guimarães, sobre os “Princípios Católicos para o Ecumenismo”. 

O evento contou com a presença do  arcebispo de Niterói e vice-presidente do Leste 1, dom José Francisco Rezende Dias, e do bispo de Duque de Caxias (RJ) e secretário do regional Leste 1, dom Tarcísio Nascentes dos Santos. 

O próximo encontro regional está previsto para dia 29 de outubro. 

CNBB com informações e fotos da Comissão para o Ecumenismo.