Diocese de Barreiras inaugura “Memorial Dom Ricardo”

Iniciativa visa homenagear o primeiro bispo da cidade

A cidade de Barreiras e a região Oeste da Bahia passam a desfrutar agora de um novo ambiente cultural, o museu “Memorial Dom Ricardo”. Inaugurado no dia 21 de maio, pelo atual bispo, dom Josafá Menezes da Silva, o local é uma homenagem da diocese de Barreiras (BA) ao seu primeiro bispo diocesano.

O museu apresenta aos visitantes uma síntese sobre a vida de dom Ricardo, a partir de fotografias, mapas, documentos, equipamentos, livros, revistas, ambientes, reportagens e objetos litúrgicos.

A exposição desenvolve-se a partir do nascimento do bispo, no ano de 1939, na Áustria, e aborda outros momentos de sua vida, como a difícil convivência com sua família ao se defrontarem com o início da Segunda Guerra Mundial, o seu ingresso na Ordem de São Bento, o período que chegou a Barreiras, em 1974, para se responsabilizar pela paróquia São João Batista, além de outras fases marcantes. A mostra chega ao seu marco com a enfermidade e falecimento de dom Ricardo em 2010, na Áustria.

O museu também contará com outros eventos, que darão prosseguimento à memória do bispo. Assim, serão realizadas atividades artísticas com a instalação de um Cine Clube que exibirá filmes de conteúdo humanístico e de inspiração cristã, concurso literário e outras atividades.

Com informações da diocese de Barreiras

Foto: Mural do Oeste