Diocese de Picos celebra 50º Dia Mundial das Comunicações

Dom Plínio José Luz da Silva abordou a mensagem do papa para a ocasião

Membros da Pascom, profissionais da imprensa e estudantes de comunicação reuniram-se no sábado, 7 de maio, para comemorar o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na diocese de Picos (PI). A programação aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), das 8h às 12h. 

O bispo de Picos e referencial da Comunicação no regional Nordeste IV, dom Plínio José Luz da Silva, apresentou relato histórico sobre o surgimento do Dia Mundial das Comunicações Sociais, com ênfase na mensagem do papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações, que tem como tema "Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo". 

“A Misericórdia é um ato que vem de Deus, é sempre deixar a pessoa atualizada no seu bem-estar, na sua dignidade, na sua força total de pessoa humana. Na mensagem, o papa quer que a palavra, a comunicação feita em palavras ou em gestos seja esse ânimo semelhante à misericórdia, não ir ao encontro do outro para aniquilá-lo cada vez mais, mas dá ânimo aquele que está necessitando”, afirmou o bispo.

Os participantes também acompanharam o testemunho de experiências de comunicação relatadas pelos jornalistas Erivan Lima, Ruthy Costa e Sheila Fontenele, com mediação do jornalista Raí Júnior. Além da iteratividade entre os profissionais e participantes, durante as discussões foi sugerido a realização de um Fórum de Comunicação, na cidade de Picos.

Avaliação

 

“Hoje foi uma manhã muito produtiva. Desde o primeiro momento surgiram várias discussões. Dom Plínio fez uma palestra muito enriquecedora, abordando o surgimento do Dia das Comunicações e sua importância não só para a classe dos jornalistas, mas para toda a comunidade, porque a comunicação em si é algo que está inerente a todo ser humano”, avaliou a jornalista Paula Monize.

Para o padre Marcos Roberto Vieira, referencial da Comunicação na diocese, o encontro foi marcante. “Quem veio para o encontro veio não só para comemorar, mas também com o desejo de aprender. Aqui destacamos a participação de tantas pessoas que fazem parte deste processo de evangelização por meio dos meios de comunicação. Espero que a partir desse momento essa alegria e vontade de comunicar cheguem a todas as paróquias de nossa diocese de modo que ninguém se sinta excluído ou se exclua no processo de comunicação”, concluiu.

O Dia Mundial das Comunicações foi comemorado pela Igreja Católica e em todo o mundo em 8 de maio, Dia da Ascensão do Senhor.

 

Na diocese de Picos, a celebração da data é comemorada desde a chegada de dom Plínio, que acredita no valor da comunicação como instrumento forte para a evangelização e transformação social. 

Com informações e foto da Pascom de Picos