“Uma Igreja sem jovens é uma Igreja sem presente e futuro”, diz dom Vilsom Basso

A Comissão para a Juventude promove 1ª Romaria Nacional da Juventude que terá início neste sábado, 9

Neste final de semana, dias 9 e 10 de abril, o Santuário de Aparecida (SP) recebe a 1ª Romaria Nacional da Juventude. São esperados cerca de 5 mil jovens. O evento tem como tema “Juventude com Cristo na casa de Maria”. De acordo com o bispo de Caxias (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilsom Basso, será um grande encontro das diferentes expressões juvenis do Brasil. 

Em entrevista coletiva à imprensa, na sexta-feira, 8, dentro das atividades da 54º Assembleia Geral da CNBB, dom Vilsom destacou a preocupação e cuidado da Igreja com a realidade juvenil.

“Há um crescimento do ateísmo no mundo juvenil. E essa é uma das preocupações pastorais da Igreja e da Comissão para a Juventude da CNBB”, explicou o bispo. Ele comentou, ainda, que em cada regional, existe uma equipe para trabalhar com a realidade juvenil e articular a juventude, fazendo chegar a mensagem de Jesus:  “Vocês são importantes, queremos vê-los crescer em dignidade!"

Dentro dos projetos de evangelização com a juventude, a Comissão realiza o “Rota 300”, no contexto das celebrações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa busca acompanhar a atuação da juventude na Igreja no Brasil. A 1ª Romaria Nacional da Juventude integra esse eixo de evangelização.

“Estamos buscando com o trabalho de base, manter a chama missionária colocada no coração da juventude, recordando as palavras do papa: ‘Ide sem medo para servir’".

Romaria Nacional
O evento é promoção da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a reitoria do Santuário Nacional de Aparecida (SP). A programação da Romaria Nacional contará com palestras, momento espiritual, animação, catequeses, apresentações artísticas e shows musicais.

“A Romaria vai trazer jovens do Brasil inteiro e teremos representantes de diferentes partes do País. Queremos colocar os jovens nos corações dos bispos e os bispos nos corações dos jovens”, comenta dom Vilsom.

No dia 09 de abril, nos horários da manhã e da tarde, acontecerão as “Tendas de formação”, com catequeses realizadas pelos bispos e temas desenvolvidos pelos jovens.

“Despertar no coração da juventude o ardor missionário. Desejamos que a juventude seja sal da Terra e luz no mundo, na Igreja e na Sociedade”, pontuou bispo.

Após o Show de Evangelização, haverá procissão dos jovens com a imagem de Nossa Senhora, seguida do terço (mistérios da Luz) dentro da Basílica. Os mistérios do terço serão intercalados com pregações dos bispos referenciais para a juventude dos regionais da CNBB. A madrugada do dia 10 de abril será marcada pela vigília, com testemunho de jovens missionários.

Para mais informações acesse: www.jovensconectados.org.br