“Nós somos hoje o que vocês serão amanhã", diz dom Luiz Soares ao episcopado brasileiro

Fala do arcebispo emérito de Manaus foi ancorada na experiência da misericórdia

O arcebispo emérito de Manaus (AM) e presidente da Comissão Episcopal Especial para os Bispos Eméritos, dom Luiz Soares Vieira, falou, na tarde desta sexta-feira, 08, durante a 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sobre o cuidado da Igreja no Brasil com os bispos que já deixaram o governo de suas dioceses.

Dom Luiz Soares Vieira fez uma declaração em nome dos bispos eméritos, ancorada na experiência de misericórdia, vivida de maneira particular no contexto dos bispos que deixaram as suas obrigações administrativas e pastorais nas dioceses, por limite de idade, conforme prevê o Código de Direito Canônico. “A misericórdia vivida ao longo do exercício do ministério episcopal ganhou mais expressão no exercício da pastoral, à qual continuam servindo sempre que solicitados”, lembrou. 

Uma frase marcante ao episcopado durante sua exposição gerou uma salva de palmas ao emérito, que foi vice-presidente da CNBB entre 2007 e 2011. “Nós somos hoje o que vocês serão amanhã!”, exclamou dom Luiz.

Ao final, pediu que o episcopado ajude os bispos eméritos a superarem as limitações e mágoas, a fim de poderem gozar desta nova fase de forma serena e livre.

Os bispos eméritos ainda terão uma reunião dentro desta Assembleia da CNBB e estão com outra agendada para agosto, dentro das atividades do XVII Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Belém (PA). 

Entre outras atividades a Comissão lançou o informativo “Marcas no Caminho”, publicado pelas Edições CNBB “com testemunhos de vidas consagradas a Deus, à Igreja e ao povo, de bispos que já tinham passado o governo de suas dioceses a sucessores e que irradiam a alegria do dever cumprido”.

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, recordou a existência de um fundo do Auxílio Fraterno, que tem sido utilizado para dar apoio aos bispos eméritos.

Na manhã desta sexta-feira, a missa presidida pelo arcebispo emérito de Feira de Santana (BA), dom Itamar Vian, recordou os bispos eméritos.