Projeto Prevenir chega a mais sete cidades do regional Nordeste 1

Iniciativa já passou por 78 municípios

A Pastoral da Sobriedade do regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará, entre os dias 7 e 11 de março, o projeto “Prevenir”, que busca a prevenção às drogas, em sete cidades cearenses. Com o tema “Jovem seja livre, curta a vida sem drogas”, a iniciativa chega a Acopiara (CE), Cariús (CE), Catarina (CE), Iguatu (CE), Jucás (CE), Orós (CE) e Quixelô (CE). 

Segundo informações da Pastoral no regional, o projeto existe há cinco anos no Ceará e já passou por 78 municípios. Em 2016, o objetivo é lançar o Prevenir em mais 25 cidades e também em 100 escolas.

De acordo com a coordenação, a prevenção ao uso de drogas é a primeira frente de trabalho da Pastoral da Sobriedade e sua aplicação nas atividades visa indicar uma ação antecipada, baseada no conhecimento que se tem das causas de uma doença.

Ainda, conforme informações da Pastoral da Sobriedade do Nordeste 1, pesquisas indicam o aumento do uso de drogas, mas principalmente, apontam a necessidade de planejar ações preventivas adequadas ao grupo alvo. A prevenção é dirigida ao público que nunca experimentou drogas e àqueles que já as experimentaram sem terem se habituado ao uso ou fazem uso esporádico. 

Além da prevenção, são frentes de trabalho da Pastoral a intervenção, a recuperação, a reinserção social-familiar do dependente e a atuação política.

Com informações da Pastoral da Sobriedade do regional Nordeste 1