Regional Nordeste 1 promoverá 2º Mutirão de Comunicação

A diocese de Crato (CE) acolherá os agentes da Pastoral da Comunicação de 4 a 6 de março

Centenas de participantes são esperados para o 2º Mutirão de Comunicação do regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o tema “Comunicação e o anúncio da Misericórdia” e lema “Proclamai sobre os telhados a Misericórdia do Pai” (Mt 10, 27), a diocese de Crato (CE) sediará o evento, de 4 a 6 de março, com presença de agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e diversas lideranças. As atividades serão realizadas no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos. 

A conferência de abertura terá participação do bispo da diocese de Sobral e referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação no regional Nordeste I, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. Na ocasião, o bispo apresentará reflexão sobre “Comunicação e o anúncio da Misericórdia”, a partir da mensagem do papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. 


“O Ano Santo da Misericórdia convida-nos a refletir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia. Com efeito a Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir. Aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos”, disse o papa na mensagem.

Programação

O 2º Mutirão contará com três conferências e quatro Grupos de Trabalhos (GT). Oferecerá aos participantes teoria e prática da comunicação na pastoral. No sábado, 5, haverá exposição do tema “A igreja e a mídia à luz do documento 99”, com presença da jornalista e mestre em Ciências da Comunicação (USP), irmã Élide Maria Fogolari. 

À tarde, estão previstas as oficinas de “Oratória: a arte de falar bem”, “Análise de sites e redes sociais”, “Rádio, produzir bem para comunicar”, “A produção de notícias” e “Marketing como propulsor para as Festas de Padroeiros”. Ao final do dia, será oferecida “Noite Cultural”, com apresentações locais. 

No domingo, 6, a conferência de encerramento abordará o tema “Igreja Virtual, comunicar para transcender”. 

Informações: muticomne1.com.br