Setor Universidades realiza o V Encontro Nacional de Colaboradores

Evento acolheu cerca de 40 participantes, em Brasília (DF)

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor Universidades, realizou o V Encontro Nacional de Colaboradores. O evento, que aconteceu entre os dias 29 a 31 de janeiro, em Brasília (DF), teve como finalidade apresentar o Plano Pastoral do Setor Universidades para o quadriênio 2015 a 2019, elaborado a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), bem como das respostas dos colaboradores à carta consulta enviada pelos assessores da Comissão. Cerca de 40 pessoas participaram do evento. 

De acordo com a proposta, o “encontro seguiu a perspectiva de continuar aprofundando a natureza dos eixos que compõem a identidade do Setor Universidades”. Na ocasião, aconteceram momentos de espiritualidade e formação.

No primeiro dia do encontro houve a reflexão sobre “O ensino superior no Brasil: dilemas e sentidos”, com o consultor do Setor Universidades, professor Humberto Herrera. Após a exposição, aconteceu um momento de espiritualidade conduzido por Elisangela Dias Barbosa, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), com base na passagem do evangelho de Lucas, sobre os discípulos de Emaús: "Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?"

Uma celebração eucarística abriu as atividades do segundo dia do V Encontro de Colaboradores do Setor Universidades. Após a eucaristia, foi lida uma carta do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, que não pôde participar do encontro.

"Quero, então, agradecer a todos vocês. Em primeiro lugar pelo testemunho de fé e compromisso com a evangelização no mundo universitário. A dedicação pessoal de vocês areja nossa Igreja que precisa contar cada dia mais com homens e mulheres decididamente cristãos", manifestou-se dom Justino em seu texto.

O bispo ainda convocou os colaboradores a prosseguirem com a Evangelização no meio acadêmico. "Vivemos um momento singular na vida da Igreja. Papa Francisco nos provoca a todo momento. Acolhamos com coragem as provocações dele. Não deixemos que nos roubem o entusiasmo, a alegria, os sonhos, a esperança. Francisco está nos ensinando a reconstruir a Igreja de Jesus Cristo. E os/as universitários/as têm, certamente, uma colaboração ímpar que lhes cabe", escreveu, lembrando das palavras e ações do pontífice.

DGAE

O subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB e assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, padre Antônio Luiz Catelan Ferreira, falou sobre as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e o Setor Universidades”. O assessor da Comissão para a Cultura e Educação, padre Danilo Pinto, tratou da “Visão Global dos três eixos da presença da Igreja na Universidade”, uma proposta de concepção do Setor Universidades a partir das dimensões/eixos oração (espiritualidade), reflexão (formação) e ação socioeducativa (serviço).

Experiências

No período da tarde do segundo dia de encontro, os participantes apresentaram experiências positivas dos regionais, dioceses e Instituições de Ensino Superior, seguindo os eixos dinamizados pela manhã. Reunidos em grupos, discutiram soluções para algumas situações-problema vivenciadas em determinadas regiões, mas sensível a todos, sendo suas resoluções levadas ao plenário. 

Os participantes ainda se reuniram por equipes a fim de avaliar e planejar a caminhada do ano de 2016. Os grupos foram divididos em Articuladores dos Regionais, Comunicação, Espiritualidade, Padres e Religiosos e Professores Consultores. No fim do dia, houve Lucernário, seguido por momento cultural.

Vários momentos do encontro foram preparados por colaboradores de diferentes lugares do país.

Plano Quadrienal

No último dia do encontro, foi celebrada uma missa para início das atividades. Padre Danilo Pinto e o consultor do Setor Universidades, professor Renato Lopes, abordaram os resultados da Carta Consulta enviada aos colaboradores e o Plano Quadrienal do Setor. Também foram apresentados novos subsídios para a ação evangelizadora, o calendário de eventos e um informativo a respeito da ida da integrante da equipe de comunicação do Setor para a comunidade Taizé, na França. 

Com informações e fotografia do Setor Universidades