Após 15 dias, primeira parte do VI Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas chega ao fim

Dom Severino acompanhou o entusiasmo dos alunos

O VI Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, promovido pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro. O curso que começou no dia 17 de janeiro, reuniu participantes de diversos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Cerca de 47 inscritos participaram dessa primeira parte presencial, no Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM). Ao longo dos 15 dias, os alunos tiveram contato com diversas disciplinas, entre elas: Fé e Política na Bíblia, Projeto dos Partidos Políticos e História da Política e da Economia.

O bispo e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen, acompanhou de perto o entusiasmo dos alunos. Para ele, a nova turma promete muito em espírito de liderança. “Até os professores estavam encantados com a jovialidade da turma, é um grupo que promete muito”, afirmou.

Foi também durante o encontro, que os alunos da turma anterior apresentaram os seus projetos de conclusão de curso. Aproximadamente 20 monografias foram analisadas e expostas para apreciação da banca, composta por professores da PUC do Rio de Janeiro.

Neste final de semana, durante os dias 29 a 31 de janeiro, o Cefep estará realizando o Seminário em comemoração aos 10 anos de criação, no qual reunirá todas as turmas que já concluíram o curso, e os atuais alunos para uma série de debates. Cerca de 150 pessoas fizeram a inscrição e confirmaram presença.

Cartilha para as Eleições Municipais

Na ocasião, membros da Comissão de Fé e Política do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) em parceria com o Cefep, estiveram reunidos e elaboraram uma cartilha para as eleições municipais deste ano.

Segundo dom Severino, a cartilha é baseada no método: ver, julgar e agir. Ela é composta de orientações e deve ser apresentada durante a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que será realizada em abril, em Aparecida, São Paulo.