Cefep promove VI Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas

Primeira parte do curso presencial ocorrerá de 17 a 30 de janeiro

O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),promove o VI Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas.

O curso começará neste domingo, dia 17 de janeiro, no Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, e vai acolher cerca de 52 inscritos de diversos regionais da CNBB, entre eles: Norte, Nordeste, Leste, Sul, Centro-Oeste, Oeste e Noroeste.

Com a duração de um ano e meio, tendo duas partes presenciais no Centro Cultural Missionário (CCM), de Brasília e uma outra parte à distância (EAD), o curso contará com uma carga horária total de 360h. 

A primeira parte presencial iniciará no domingo e seguirá até o dia 30 de janeiro. Durante esses 15 dias, os alunos terão contato com diversas disciplinas, entre elas: “Leitura da Relação Fé e Política na Bíblia e nos Padres da Igreja Primitiva”, “Ensino Social da Igreja: princípios básicos”, História da Política e da Economia, e as grandes etapas do capitalismo”.

Segundo o secretário executivo e um dos coordenadores do Cefep, padre José Ernanne Pinheiro, a expectativa é de que os alunos aproveitem bem. “Eu espero que, de fato, a turma aproveite bem o curso e possa se preparar para atuar com critérios éticos nas respectivas regiões, dando assim uma possibilidade de aos poucos formarmos políticos com princípios cristãos, o que será uma grande contribuição para o país”, afirma.

Já a segunda parte presencial do curso acontecerá em janeiro de 2017, e para concluí-lo, os alunos deverão apresentar o trabalho final com orientação específica e, se aprovados, recebem o certificado de especialização ou de extensão universitária pela PUC do Rio de Janeiro.

10 anos do CEFEP

Neste ano, o Cefep comemora 10 anos de criação. Coordenado pela Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, um dos seus objetivos principais é promover a formação política dos cristãos leigos e leigas na sociedade.

Para celebrar os 10 anos, o Centro vai promover um seminário de 29 a 31 de janeiro e pretende reunir todas as turmas que já concluíram o curso para uma série de debates, inclusive para discutir o Estudo 107A da CNBB, os cristãos leigos e leigas.