Celebra-se hoje o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

Para dom Severino Clasen, os leigos são pessoas que colaboram na construção de uma sociedade justa e fraterna

O Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas é comemorado neste último domingo litúrgico, 22 de novembro, festa de Cristo Rei.  De acordo com o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen, os leigos são membros efetivos do povo de Deus e assumem diversos ministérios e serviços na Igreja e na sociedade. “Os leigos são todos os batizados, é o povo de Deus. São os fiéis que participam do ministério comum da vida de Jesus pela graça do batismo”, explica.

O bispo acrescenta, ainda, que os leigos “são pessoas de bem que colaboram na construção de uma sociedade justa e fraterna e que são convocados também a participar e construir esse reino a que Jesus veio implantar”. 

Em mensagem por ocasião do Dia Nacional dos Leigos e Leigas, a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Marilza Schuina, diz que “todos os batizados são chamados a participar da construção do Reino e a assumir os desafios do mundo moderno. Diz também que compete aos  leigos e leigas serem “sal da terra, luz do mundo e fermento da massa". 

O Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas é celebrado desde 1991. O CNLB disponibilizou subsídio  de reflexão e celebração para os regionais, (arqui) dioceses, paróquias, movimentos pastorais, associações laçais e comunidades.Informações no site: www.cnlb.org.br 

Foto: CNLB