Regional Noroeste promove I Encontro de Seminaristas

Em espírito de comunhão e missão, futuros padres conheceram melhor as histórias das dioceses do regional

Com o tema “Partilha de Comunhão neste chão”, cerca de 40 seminaristas do regional Noroeste reuniram-se pela primeira vez. O encontro ocorreu em Rio Branco (AC), nos dias 5 e 6 de setembro.  Participaram do evento seminaristas das dioceses de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Porto Velho, Guajará-Mirim, Humaitá e prelazia de Lábrea.

Ao longo do encontro, os seminaristas tiveram a oportunidade de conhecer a história de cada diocese e também partilharam as experiências missionárias realizadas por eles durante o período de férias. 

De acordo com o reitor do Seminário Maior São José, da diocese de Branco, e presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no regional (Osib/Noroeste), padre Jairo Coelho, o encontro foi muito importante para que os seminaristas pudessem fazer uma experiência de comunhão e convivência. 

“São importantes os encontros como este, para que os formandos percebam que não estão sozinhos, que tem mais gente nessa barca", ressaltou. Ele destacou ainda o espírito missionário do encontro. “Aqui na Amazônia, sobretudo, precisamos de presbíteros que anunciem e testemunhem o Evangelho da graça de Deus, com renovado ardor missionário, pois os desafios são muitos”, destacou.

Além das reflexões, os seminaristas tiveram um dia de lazer, que proporcionou a oportunidade de se conhecerem melhor e estreitarem os laços de amizade. O encontro encerrou com uma missa presidida pelo bispo diocesano de Rio Branco, dom Joaquín Pertíñez, e concelebrada pelos padres formadores do regional Noroeste, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré.

Com informações e foto do regional Noroeste