Pontifício Conselho para nova Evangelização reúne-se com as Comissões de Catequese do Brasil

Evento traçou panorama da catequese no Brasil, com seus avanços e desafios

Com o objetivo de conhecer a realidade da catequese no Brasil, representantes do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização encontraram-se com catequistas do país, de 2 a 4 de setembro, em Aparecida (SP).

Participaram do encontro o secretário e o delegado para catequese do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização (PCPNE), respectivamente, dom Octávio Ruiz Arenas e dom Franz-Peter Tebarz-van Elst, junto aos padres oficiais do PCPNE, Miguel López Varela e Alejandro Díaz Garcia.

Também estiveram presentes o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico Catequética, dom José Antonio Peruzzo; o assessor da Comissão, padre Antonio Marcos Depizzoli; representantes da Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), dom Waldemar Passini Dalbello e padre Felipe de Jesús. Os bispos referenciais para a Catequese e coordenadores de catequese dos 18 regionais da CNBB também participaram do evento.

Os trabalhos foram realizados em duas etapas: na primeira, lançou-se um olhar panorâmico sobre a situação da catequese nos diversos regionais do Brasil. Na segunda parte, foram abordados quatro grandes temas: A catequese a serviço da Iniciação Cristã e dos outros sacramentos; a catequese a serviço da formação permanente de jovens e adultos; a catequese e a educação religiosa das crianças e adolescentes nas paróquias e nas escolas;  a formação dos catequistas.

Nas conclusões dos trabalhos foram destacados como avanços, dentre outros, o caminho da catequese de iniciação à vida cristã, as linhas de orientação comuns que a CNBB possui para a catequese no Brasil, a enorme produção de subsídios, o forte empenho na formação de catequistas, a acentuada presença da Bíblia no processo catequético no Brasil. Como desafios foram destacadas as enormes distâncias geográficas, a dificuldade financeira, a resistência a uma catequese de iniciação à vida cristã e a alta rotatividade dos catequistas.

Além destes temas de debate com troca de experiências dos diversos regionais, foi feita apresentação das linhas principais do documento “A alegria de iniciar discípulos missionários numa mudança de época. Novas perspectivas para a catequese na América Latina e Caribe”, elaborado pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e apresentado pelo padre Luiz Alves de Lima, representante da CNBB junto à entidade.  

Ao final, dom Octávio agradeceu a presença e participação de todos e  disse estar feliz com o caminho que a catequese trilha no Brasil. Dom Peruzzo também agradeceu, em nome de todos, o encontro e a  escuta atenta da realidade da catequese no Brasil.

A equipe da Catequese do Pontifício Conselho para nova Evangelização seguiu para Lima, no Peru, onde realiza, de 7 a 9 de setembro, encontro com as comissões de catequese dos países andinos e do cone sul da América Latina.