Colatina (ES) sedia 3ª edição do Ebruc e do Fórum de Cultura

Eventos articulados são voltados ao público das universidades. Programação conta com debates e atividades culturais

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2015, que tratou sobre Igreja e Sociedade, a 3ª edição do Encontro Brasileiro dos Universitários Cristãos (Ebruc) acontecerá de 10 a 12 de outubro, em Colatina (ES), com o tema tema: “Universidade e Sociedade”.

A iniciativa do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem a missão de favorecer o intercâmbio de experiências e reflexões acerca de questões pertinentes à vida universitária, entre os membros da Pastoral Universitária e as mais diversas formas de presença da Igreja nas Instituições de Ensino Superior.

Estão convidados a participar do Ebruc os universitários, professores, funcionários do Ensino Superior, pesquisadores, coordenadores diocesanos e agentes de Pastoral Universitária, além de movimentos e congregações que atuam no âmbito das universidades.

O lema do evento, “Tecendo a vida com arte. A rede da Pastoral Universitária na cultura e sociedade”, também conduzirá aprofundamentos sobre os pontos de divergência e convergência entre universidade e sociedade e a presença da Pastoral Universitária na sociedade, iluminando ações.

A programação conta ainda com atividades culturais, palestras, mesa-redonda, oficinas, dinâmicas de integração, celebrações e oportunidades para a partilha de experiências.

Fórum Brasileiro de Cultura

De forma articulada ao Ebruc, o Fórum Brasileiro de Cultura será realizado também em Colatina, dias 11 e 12 de outubro. Com o tema “Hospitalidade e comensalidade”, propõe analisar a questão como ações culturais, que inculturam valores universais no cotidiano dos moradores da cidade.

Também promovido pelo Setor Universidades da CNBB, o Fórum de Cultura é um encontro de atores, projetos e riquezas culturais das diversas regiões do Brasil, com a finalidade de favorecer a troca de experiências, o intercâmbio de produtos e o estabelecimento de parcerias em níveis regionais e nacional.

O mesmo público do Ebruc acrescido de artistas, as comissões de bens culturais, os centros culturais católicos, agentes de turismo religioso e outros organismos que trabalham com a cultura e pessoas interessadas no tema podem participar do fórum.

O evento contará com atividades culturais, experiências gastronômicas, feira de cultura, concerto, show, palestras e oficinas. Haverá também a presença da Orquestra de Câmara da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), do professor Roberto da Mata e de outros conferencistas para as mesas temáticas.

Para outras informações e inscrições para o evento, clique aqui.

Com informações do Setor Universidades