Diocese de Porto Nacional comemora jubileu de ouro

Os 100 anos de criação da diocese de Porto Nacional (TO) serão celebrados neste final de semana, dias 11 e 12 de julho. Para comemorar a data, haverá uma missa solene no próximo domingo, 12, presidida pelo núncio apostólico dom Giovanni D'Aniello.

Além do bispo diocesano, dom Romualdo Matias Kujawski, estarão presentes na celebração o arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão para a Amazônia da CNBB, cardeal Claudio Hummes; o bispo emérito de Porto Nacional, dom Geraldo Vieira Gusmão; e dom José Moreira da Silva, bispo de Januária (MG) nascido na diocese de Porto Nacional.

O tríduo preparatório, realizado desde o dia 9, teve como tema “Transfigurados pela dinâmica amorosa de Deus na sua vida”.

O evento iniciará às 19h, em frente à Catedral Diocesana. Após a missa, a animação continua com show do padre Alessandro Campos.

História da diocese

A diocese de Porto Nacional foi criada em 20 de dezembro de 1915, pela Bula Apostolatus Oficium do papa Bento XV, desmembrada da então diocese de Goiás.Foi instalada em 11 de julho de 1921.

Atualmente, conta com 39 paróquias e abrange 47 municípios. A presença das irmãs religiosas de várias congregações é marcante. Elas estão espalhadas pelas diversas cidades da diocese. Destaque para as Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, da Província Madre Anastasie, que desempenham atividades pastorais em parceria com o clero em prol da comunidade.

Com informações da diocese de Porto Nacional