Encontro reunirá universitários cristãos

“Este é mais um passo no trabalho da ação evangelizadora da Igreja no Brasil junto às universidades. Trata-se de um encontro brasileiro de universitários cristãos para partilhar experiências dos projetos em desenvolvimento no ambiente universitário em vista da evangelização”, comenta o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, sobre a realização do III Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc) e III Fórum Brasileiro de Cultura. Os eventos acontecem de 10 a 12 de outubro, em Colatina (ES) e irão promover o diálogo e o intercâmbio de experiências.

No caso do Ebruc, entre as diferentes Pastorais Universitárias, com a reflexão de sua missão na sociedade, e o Fórum com os projetos culturais nos níveis local, regional e nacional, além de buscar a parceria entre os diversos atores sociais com as políticas públicas e a Igreja. O Fórum Brasileiro de Cultura também tem o objetivo de criar ambiente permanente de diálogo voltado para pessoas, grupos e instituições envolvidos na área cultural.

“O Ebruc quer articular esses jovens que por causa da fé dão um belo testemunho dentro da universidade, podendo levar através deles em outros espaços universitários do país, essa mesma ação”, pontua o bispo.

Os encontros são é organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).   

Universidade e sociedade

Em sua terceira edição, o Ebruc fará uma reflexão do tema “Universidade e sociedade”. Neste contexto, professores universitários, agentes e coordenadores da Pastoral Universitária, acadêmicos, movimentos ou comunidades que atuam no meio universitário, paróquias universitárias e pessoas interessadas poderão, por meio do diálogo e do intercâmbio, articular as experiências e iniciativas da ação evangelizadora na Universidade. O encontro também visa o contato e a articulação com os colaboradores da Comissão, do governo e da Igreja.

As atividades do Ebruc iniciam no sábado, dia 10 de outubro, e seguem até o domingo. No dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, os trabalhos serão integrados ao Fórum Brasileiro de Cultura com programação específica.

Faça sua inscrição clicando aqui.