Arquidiocese de Botucatu realiza 1º Congresso de Leigos

Para promover a comunhão,  formação e  conscientização do laicato, a arquidiocese de Botucatu (SP) realizou o 1º Congresso arquidiocesano de leigos. O evento aconteceu no dia 14 de setembro, no auditório do colégio Santa Marcelina, e contou com o apoio e a presidência do arcebispo dom Maurício Grotto de Camargo, além da assessoria do padre Ivonil Parraz. Mais de 180 leigos representantes de diversas paróquias, pastorais e movimentos da arquidiocese de Botucatu estiveram presentes.

A iniciativa, organizada pelo Conselho Arquidiocesano de Leigos junto com diversos movimentos e pastorais da arquidiocese, acontece desde 2012, com encontros preparatórios como os três Fóruns das Pastorais Sociais; e os  encontros com agentes políticos;  sobre o Documento 100 da CNBB,  “Comunidade de comunidades, uma nova paróquia”; e  da Associação de Famílias e da Reforma política. 

Durante o Congresso, o Estudo 107 da CNBB, “Cristão leigos e leigas na Igreja e na sociedade”,  foi trabalhado por meio de uma síntese elaborada em forma de cartilha pelo padre Ivonil Parraz. O método facilitou o debate e a posterior contribuição para o texto. Foram distribuídas cerca de 3 mil cartilhas para que paróquias e comunidades também reflitam sobre o assunto.

“Com este momento de partilha e participação, estamos ampliando e valorizando o processo amplo de reflexão sobre a realidade laical no Brasil, iniciado com o Concílio Vaticano II”, disse dom Maurício.

O Congresso Arquidiocesano terá continuidade em 2015, com o tema “Família e Sociedade” no primeiro semestre; e  “Caridade e Ação Sócio Política” no segundo semestre. O encerramento acontecerá na celebração de Cristo Rei, no ano que vem.