Arquidiocese de Salvador oferece Curso em Projetos Culturais

A Pastoral Universitária (PU) da arquidiocese de Salvador (BA) abriu inscrições para o Curso de Extensão em Projetos Culturais com ênfase em Pastoral da Cultura, que acontecerá aos sábados e domingos, entre 21 de fevereiro e 22 de março de 2015.

Além da Pastoral Universitária, o curso também é promovido pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e com o setor de cultura da Comissão de Educação e Cultura da CNNBB.

O coordenador da Pastoral Universitária, padre Danilo Pinto dos Santos, nutre boas expectativas sobre os frutos que podem ser gerados a partir do projeto. Ele deseja que o trabalho possa ampliar e diversificar a atuação da arquidiocese de Salvador no âmbito da educação e cultura, além de realizar projetos pastorais subsidiados por pesquisas aplicadas e também alinhar estas pastorais às diretrizes da arquidiocese e Comissão Episcopal para Educação e Cultura.

Para participar do curso de extensão os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Incubadora Pastoral

O curso de extensão em Projetos Culturais é a primeira iniciativa do projeto Incubadora Pastoral, que tem o objetivo de desenvolver pastorais que formam a Comissão de Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas que ainda não foram criadas ou consolidadas na arquidiocese, como a Pastoral da Cultura, da Educação e do setor Ensino Religioso.

Durante o período de formação das pastorais (incubação), a PU oferecerá condições para o desenvolvimento das pastorais até que tenham condições de atuar com autonomia, dentro de uma comissão ou estrutura que consiga subsidiar o trabalho.

Na incubação, cada pastoral irá percorrer três fases: uma inicial, uma de desenvolvimento e outra de autonomia, cada uma com duração de 11 meses. A cada ano, uma pastoral ou instância terá início, com previsão da Pastoral da Cultura para 2015; Pastoral da Educação em 2016; e Pastoral do Ensino Religioso em 2017.

Com informações da Assessoria de Comunicação de Salvador